Educação

Primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva em Alagoas será inaugurada em Maceió nesta segunda (26)

Evento acontece no Dia Nacional do Surdo e conta com palestras realizadas pela AAPPE

Por 7Segundos 20/09/2022 20h08
Primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva em Alagoas será inaugurada em Maceió nesta segunda (26)
Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez - Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), através do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) e em parceria com a Prefeitura de Maceió, vai inaugurar a primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva em Alagoas, nesta segunda-feira (26). O evento acontece no auditório do Ires, localizado no bairro Jatiúca, na capital alagoana, a partir das 13h.

Durante o evento, as pessoas poderão conhecer o espaço físico já pronto, local em que as atividades da creche serão realizadas. As inscrições para quem deseja ingressar nas turmas acontecerão por meio de um processo seletivo feito pela Secretaria Municipal de Educação.

A superintendente da AAPPE, Iraê Cardoso, estará acompanhada do secretário de Educação, José Neto, assinando o termo de parceria, último passo dado em uma longa jornada percorrida para a realização da primeira creche bilíngue para crianças surdas e CODA (crianças ou adultos filhos de pais surdos) em Alagoas. A conquista histórica é o resultado do árduo trabalho e esforço da superintendente e toda a equipe da AAPPE, responsável por contribuir com uma sociedade mais justa para pessoas com deficiência desde 1987.

Além da assinatura do termo, o dia será marcado pela realização de palestras ministradas por pessoas capacitadas sobre questões de interesse da comunidade, como a aquisição de níveis básicos e avançados de educação acadêmica e profissional para os surdos, assim como o empreendedorismo e a inclusão do surdo no mercado de trabalho.

O V Encontro do Dia Nacional do Surdo é gratuito e aberto para todos os públicos. Os interessados podem se inscrever no site https://evento.aappe.org.br/login. O prazo máximo para as inscrições é até o dia 23 de setembro. A programação completa com convidados e atualizações sobre o evento podem ser conferidas nas páginas oficiais da instituição nas redes sociais: @aappe_oficial e @iresinstitutobilingue.

Sobre o evento
O Dia Nacional do Surdo é celebrado no dia 26 de setembro desde 2008 no Brasil. Reconhecendo a importância dessa data como lembrete para a sociedade brasileira da necessidade de assegurar a integração e inclusão social da comunidade de deficientes auditivos no país, a AAPPE, através do Ires, vem realizando há cinco anos consecutivos o Encontro Comemorativo do Dia Nacional do Surdo.

Realizado anualmente, o encontro nasceu com a missão de empoderar o indivíduo surdo e conscientizar as pessoas sobre todas as questões envolvendo a causa. Neste ano, a edição acontece nos dias 26 e 27 de setembro e conta com palestras sobre temas importantes para a comunidade surda.

Serviço: Lançamento da primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva em Alagoas.
Onde: Auditório do Ires, localizado na Rua Doutor Antônio Gomes de Barros, no bairro Jatiúca, nº 645, em Maceió.
Quando: 26 de setembro de 2022.
Horário: A partir das 13h.