PF, MP, OAB e Forças Armadas se reúnem com TRE para discutir fiscalização de testes das urnas
Serão sorteadas 23 urnas eletrônicas em Alagoas
Representantes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público (MP), das Forças Armadas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21), com integrantes da CAVE – Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para tratar sobre a fiscalização dos testes de integridade e de autenticidade das urnas eletrônicas nas eleições de outubro.
A abertura da reunião foi feita pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, Hélio Pinheiro e Henrique Teixeira, que deram as boas vindas aos presentes e fizeram um resumo dos testes nas urnas eletrônicas.
“É muito importante a presença de todos aqui pra esta reunião pois a Justiça Eleitoral tem todo interesse que a fiscalização aconteça em todas as etapas da votação, principalmente nos testes que atestam a segurança das nossas urnas eletrônicas. Quanto mais entidades fiscalizadoras, mais transparência e mais credibilidade”, destacou o juiz Hélio Pinheiro.
Pela primeira vez, serão sorteadas 23 urnas eletrônicas em Alagoas, sendo as 20 primeiras urnas sorteadas submetidas ao Teste de Integridade e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. No sábado que antecede o pleito, 01 de outubro, o sorteio das urnas eletrônicas acontecerá no auditório do Pleno do TRE de Alagoas, às 7h. No dia da eleição, 02 de outubro, o Teste de Integridade acontecerá durante o horário de votação no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica.
As atividades ora relacionadas terão caráter público, podendo ser acompanhadas por fiscais de partidos, coligações e por representantes da OAB, bem como por entidades representativas da sociedade, e pela imprensa em geral, nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
