Consequência da expansão e influência mundial, festa temática de K-POP ganha espaço na noite maceioense
Segmento musical sul coreano vem ganhando força na capital alagoana
Se você está nas redes sociais, com certeza, já ouviu falar de alguns desses nomes: “BlackPink” “Twice” “BTS”,e o que eles têm em comum? Todos são fenômenos do K-POP, o segmento musical da Coreia do Sul que vem conquistando espaço tanto na indústria musical ocidental, como popularmente, fazendo milhões de fãs e de dólares.
Como uma aposta do governo sul-coreano, foi criado em 1998 o “departamento de K-POP”, idealizado pelo Ministério da Cultura, para investir na área criativa no país. No ano anterior, o lado sul coreia tinha passado por uma crise. A estratégia deu certo, visto que apenas o BTS, que teve sua estreia em 2016, move direta e indiretamente, 3,7 bilhões de dólares, segundo o G1.
Além da ajuda financeira, o segmento musical já serviu como estratégia de diplomacia. A situação entre às duas coreias não é a mais amigável e em 2018 houve uma convenção, na Coreia do Norte, onde aconteceu vários shows de grupos da música sul-coreana, entre eles, o girl group Red Velvet.
Jardel Omena, estudante de Jornalismo, organizou com um amigo, a primeira festa temática de K-POP em Maceió, realizada no dia 17 de setembro, na Casa Théo. “A ideia surgiu do amor que temos pelo segmento, da necessidade de trazer algo novo e inédito para o cenário de festas da cidade. A gente tá acostumado com muita festa pop com as mesmas músicas sempre e ignorando todo um gênero musical que tem tantos artistas incríveis e também, cada vez mais vemos o constante aumento de pessoas que curtem K-POP e querem ouvir isso em uma festa, já vimos edições de festa desse tipo acontecer em vários estados do Brasil e sempre são um sucesso, e que não foi diferente aqui na capital.” explicou.
"Pretendemos fazer outras edições, estamos recebendo ótimos feedbacks e pedidos para outras festas, vamos trabalhar e pensar direitinho em tudo para logo mais trazer outra noite de K-POP" prometeu o estudante.