Eleições 2022

Luiz Dantas grava novo vídeo confirmando as acusações contra o seu filho, Paulo, candidato ao governo de Alagoas

Nos últimos dias, o site da revista IstoÉ revelou que Paulo é apontado em inquérito da PF como principal operador de um esquema de rachadinhas e funcionários fantasmas na ALE

25/09/2022 18h06 - Atualizado em 25/09/2022 18h06
Luiz Dantas grava novo vídeo confirmando as acusações contra o seu filho, Paulo, candidato ao governo de Alagoas
Luiz Dantas confirma declarações polêmicas feitas por ele sobre o filho, Paulo Dantas - Foto: Reprodução

O ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas, gravou neste domingo (25), um vídeo para sua conta no Instagram em que reafirma as críticas que fez ao filho, Paulo Dantas. Nos últimos dias, o site da revista IstoÉ revelou que Paulo é apontado no inquérito 137/2017 da Polícia Federal como principal operador de um esquema de rachadinhas e funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa, de onde foi diretor administrativo.

Na sequência, Luiz Dantas, que presidia o Poder Legislativo, disse que Paulo fraudou uma chancela eletrônica para promover as nomeações, especialmente de moradores das cidades de Batalha e Major Izidoro. Segundo as investigações, os cargos comissionados, com salários que chegavam até R$ 20 mil, ficavam, na verdade, com apenas R$ 300.

Neste domingo pela manhã, um novo filme, em que Luiz classifica o filho como despreparado, do ponto de vista administrativo e intelectual para gerenciar o estado, foi divulgado. No final da tarde, Luiz Dantas publicou no seu perfil um vídeo confirmando as críticas e as denúncias. Até então, Paulo Dantas estava tratando os vídeos como montagem e manipulação dos adversários, versão agora inteiramente desmentida.

Abaixo, a transcrição completa da fala de Luiz Dantas. Seguem anexados os vídeos já divulgados e trechos do inquérito da Polícia Federal, ainda em andamento, mas fechado por segredo de justiça.

“Alagoanas e alagoanos, faço essa nota para deixar claro minhas declarações recentes. Repito! Recentes. Transmitidas por veículos de imprensa e redes sociais. São verdadeiras e de minha plena consciência e vontade. São difíceis de serem dadas, doloridas, pois envolve um filho meu. Mas, são necessárias. Diante do quadro atual político da certeza da influência de terceiros sob o atual governador do Estado, meu filho, antes e também agora, não podia me calar. Conhecendo quem influencia Paulo, e temendo por Alagoas, decidi alertar os meus conterrâneos pelos riscos que correm o presente e o futuro de Alagoas. Sou pai, sou avô, sou irmão, sou amigo e sou alagoano com raiz sertaneja. Atuei politicamente por esse estado por décadas, ocupando diversos cargos de relevância e ainda atuo, pois a democracia nos ensina que a participação popular deve ser sempre exercida e principalmente nos momentos eleitorais. Pois, nesses momentos, avaliamos o passado desejando um futuro melhor. Como eleitor, como cidadão e como pai entendo que não podia me calar. Mesmo consciente que nunca me calei quando a Justiça me procurou ou me ouviu, ou quando outra vez precisar me ouvir. Entendo que aos filhos tudo! Principalmente o perdão, mas nunca a omissão. E necessariamente quando essa omissão prejudicaria terceiros e aos meus familiares. Principalmente a ele, Paulo Dantas, O futuro deve ser sempre para melhorar, nunca para piorar o que errado já está. Entendo que devemos pagar o preço do erro, mas nunca o preço de se manter presos nos erros. Um dia Paulo entenderá esse meu posicionamento como algo necessário em sua vida. Agora espero que Alagoas escute e avalie! O futuro precisa corrigir práticas que dificultem a vida de milhões de alagoanos. Agradeço!”

Assista ao vídeo abaixo: