Saúde

Hepatite B é a variação mais letal da doença em Alagoas nos últimos dois anos

Enquanto a Hepatite B é a mais letal, a Hepatite A é mais transmissível

Por 7Segundos 05/10/2022 11h11 - Atualizado em 05/10/2022 11h11
Hepatite B é a variação mais letal da doença em Alagoas nos últimos dois anos
Teste diagnóstico para hepatite viral. - Foto: Getty Images/Westend61

O Ministério da Saúde (MS) publicou nesta semana, o boletim epidemiológico atualizado contendo os casos de Hepatite A, B, C, D e E no Brasil. Em Alagoas, a Hepatite A e B foram as mais disseminadas.

O relatório complicou dados coletados nos anos de 2020 a 2021. Nesse período, a Hepatite A registrou 4.022 casos em Alagoas, enquanto a Hepatite B registrou 2.461.

A nível regional, o estado de Alagoas ocupa a 6ª posição entre os estados do Nordeste com o maior número de casos de Hepatite A. Já com relação a Hepatite B, o estado ocupa o 5º lugar.

Com relação aos óbitos ocasionados a doença de forma direta ou indireta, a mais letal em Alagoas foi a Hepatite B, com 390 mortes registradas nos últimos dois anos. Novamente, o estado ocupa a 5ª posição com a maior quantidade de mortes na região.

COMO SE PREVENIR


Para evitar o contágio da hepatite é necessário adotar algumas formas de precaução. Entre elas estão: evitar o contato com o sangue de pessoas infectadas com o vírus ou de pessoas desconhecidas; não compartilhar objetos cortantes, perfurantes, instrumentos usados em drogas injetáveis e usar sempre preservativo.

A transmissão da hepatite ocorre de forma fecal-oral, podendo ser pega pelo contato com outros seres humanos, pela água ou por alimentos contaminados.