Cultura

TECNICIDAS: peça debate dilemas da tecnologia e uso excessivo das redes sociais

Peça traz para o Teatro de Arena a discussão sobre a sociedade do futuro tecnológico

Por 7Segundos com Assessoria 11/10/2022 10h10
TECNICIDAS: peça debate dilemas da tecnologia e uso excessivo das redes sociais
Peça Tecnicidas - Foto: Assessoria

As mídias sociais são aliadas ou vilãs? Vivemos mais no mundo virtual ou real? Estamos cientes dos impactos do mundo digital para o indivíduo e para o coletivo? Essas e outras questões serão colocadas em cena com o espetáculo teatral “TECNICIDAS: Relatos futurísticos de um planeta retrógrado”, da artista day20, que será apresentado no Teatro De Arena Sérgio Cardoso no dia 13, quinta-feira, às 19h30. 

O ingressos custam R$20,00 inteira e R$10,00 meia entrada; e podem ser comprados via Pix (82) 9 9970-3544 enviar comprovante para esse mesmo número) ou por este link.

Trata-se de uma comédia distópica onde cientistas e professores vão descrever como é o atual planeta Terra, a “Tecnicida”. Na peça, não existem mais nem o mundo como conhecemos e nem os seres humanos. Quem ocupa o planeta são os “tecnicidas”. “É uma civilização que se acha muito avançada e incrível. Eles pensam que são o futuro, mas não percebem que esse futuro passa a ser retrógrado quando se perde o principal, a humanidade. A peça vai mostrar quem de verdade domina essa civilização e os efeitos da exposição indiscriminada às mídias sociais”, explica Daylhane Cunha, a “day20”

O espetáculo traz o público para dentro da peça como se fosse mais um personagem, além de levar referências tanto da literatura, como “A metamorfose” de Franz Kafka e também do cinema, com inspiração em cenas clássicas do Charlie Chaplin. A apresentação conta ainda com paródias como “A Solidão da Rede” e “Eu nasci dez mil anos pra frente”. Haverá ainda uma releitura surpreendente do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira.

“Quando as transformações ocorrem rápido demais, cabem aos filósofos e aos artistas serem mais rápidos ainda para antecipar os impactos das mudanças enquanto há tempo de corrigir os rumos. O espetáculo cumpre esse papel, mostrando o que está por trás no jogo do misterioso Mr. Algoritmus e como ele ganha poder econômico e político, de modo a dirigir as eleições, as decisões individuais e o destino do mundo”, destaca Daylhane.

“TECNICIDAS: Relatos futurísticos de um planeta retrógrado” tem classificação indicativa de dez anos e cerca de 1h10 de duração, sendo uma oportunidade de refletir através da arte sobre as “necessidades” da sociedade atual e de como ela está sendo conduzida ao “futuro”.

Sobre a artista

day20 é a versão artística de Daylhane Cunha Lemanski. Mistura poesia, teatro e dança para se reinventar através da emoção e transmitir mensagens de cura.

Educani Produções

A Educani é uma Agência de Marketing Cultural que atua nas Áreas de Produção de Conhecimento, Arte e Cultura, com foco no desenvolvimento das capacidades humanas e na formação de uma sociedade mais inclusiva.