SMTT recebe representantes da Associação dos Cegos de Alagoas para tratar acessibilidade
Órgão apresentou resoluções para todas as pautas apresentadas
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu nesta segunda-feira (17), na sede do órgão, a Associação de Cegos de Alagoas (Acal) para debater demandas relacionadas à acessibilidade que envolvem o transporte público da cidade de Maceió.
Entre as reivindicações solicitadas pelos representantes estão a implantação de sonorização dentro dos ônibus que avisem os locais das paradas e nos semáforos, um veículo disponibilizado pelo órgão para garantir o deslocamento dos associados até a instituição, reforço nas linhas de ônibus, implantação de piso tátil que identifique os pontos de ônibus para as pessoas cegas.
A maior parte das demandas já estavam incluídas nas pautas do órgão, como as sonorizações, mas dependiam do contrato de licitação da semaforização. Neste ano, um contrato de sinalizações semafóricas foi firmado, o que já não ocorria desde 2017.
"Todos os nossos projetos já contam com a garantia da acessibilidade, como as reformas nos terminais do Eustáquio Gomes e do Village. Além do nosso encontro de hoje continuaremos o contato com a associação para acompanhar as solicitações e manter a proximidade com a comunidade", relatou o titular da SMTT, André Costa.
O aplicativo Cittamobi Acessibilidade já realiza o aviso das paradas selecionadas até o local desejado pelo usuário e o superintendente da SMTT, André Costa, garantiu um encontro com o criador do aplicativo, engenheiro de software Luiz Porto, para explicar o funcionamento do aplicativo.
O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) irá realizar um levantamento dos locais mais acessados por deficientes visuais, através da utilização do Cartão Especial.
Manoel Messias é presidente da Acal e falou sobre a importância da reunião. "Encontros como este servem para melhorar a acessibilidade na cidade. Nós que somos cegos e andamos sozinhos, encontramos muitas dificuldades para nos locomover", disse.
Livio Lima, secretário Municipal de Infraestrutura, também esteve presente na reunião. Ele ouviu algumas pautas destinadas à pasta e garantiu a possibilidade de implantação dos pisos táteis, e enfatizou que assim como na orla, as novas obras já estão sendo implantadas com acessibilidade.
O encontro também contou com a presença do tesoureiro da Acal, Alexandro Oliveiro e do secretário, Jefferson Fidelis, com o superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino, a diretora do SIMM, Paula Isanelle e o diretor de Obras Viárias, Luciano Martins.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
