SMTT recebe representantes da Associação dos Cegos de Alagoas para tratar acessibilidade
Órgão apresentou resoluções para todas as pautas apresentadas
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu nesta segunda-feira (17), na sede do órgão, a Associação de Cegos de Alagoas (Acal) para debater demandas relacionadas à acessibilidade que envolvem o transporte público da cidade de Maceió.
Entre as reivindicações solicitadas pelos representantes estão a implantação de sonorização dentro dos ônibus que avisem os locais das paradas e nos semáforos, um veículo disponibilizado pelo órgão para garantir o deslocamento dos associados até a instituição, reforço nas linhas de ônibus, implantação de piso tátil que identifique os pontos de ônibus para as pessoas cegas.
A maior parte das demandas já estavam incluídas nas pautas do órgão, como as sonorizações, mas dependiam do contrato de licitação da semaforização. Neste ano, um contrato de sinalizações semafóricas foi firmado, o que já não ocorria desde 2017.
"Todos os nossos projetos já contam com a garantia da acessibilidade, como as reformas nos terminais do Eustáquio Gomes e do Village. Além do nosso encontro de hoje continuaremos o contato com a associação para acompanhar as solicitações e manter a proximidade com a comunidade", relatou o titular da SMTT, André Costa.
O aplicativo Cittamobi Acessibilidade já realiza o aviso das paradas selecionadas até o local desejado pelo usuário e o superintendente da SMTT, André Costa, garantiu um encontro com o criador do aplicativo, engenheiro de software Luiz Porto, para explicar o funcionamento do aplicativo.
O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) irá realizar um levantamento dos locais mais acessados por deficientes visuais, através da utilização do Cartão Especial.
Manoel Messias é presidente da Acal e falou sobre a importância da reunião. "Encontros como este servem para melhorar a acessibilidade na cidade. Nós que somos cegos e andamos sozinhos, encontramos muitas dificuldades para nos locomover", disse.
Livio Lima, secretário Municipal de Infraestrutura, também esteve presente na reunião. Ele ouviu algumas pautas destinadas à pasta e garantiu a possibilidade de implantação dos pisos táteis, e enfatizou que assim como na orla, as novas obras já estão sendo implantadas com acessibilidade.
O encontro também contou com a presença do tesoureiro da Acal, Alexandro Oliveiro e do secretário, Jefferson Fidelis, com o superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino, a diretora do SIMM, Paula Isanelle e o diretor de Obras Viárias, Luciano Martins.
Últimas notícias
Mulher cai em barranco na Santa Amélia e é resgatada por bombeiros
Polícia Militar apreende duas armas de fogo, droga e dinheiro em ações na capital e interior
Bell Marques interrompe show em Palmeira dos Índios para comprar produtos de ambulante idosa
Governo de Alagoas entrega 2ª Creche Cria e Sala Google em Batalha nesta segunda
Guarda municipal de Delmiro Gouveia morre em acidente grave na BR-104
Tutoras pedem ajuda para encontrar cachorro desaparecido em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
