OxeTech já qualificou mais de 400 profissionais na área da tecnologia em 6 municípios de Alagoas
Por meio da Secti, o Governo de Alagas já investiu a soma de R$ 1,2 milhão em recursos no programa
Mais de 400 profissionais técnicos da área de novas tecnologias, jovens e adultos de seis municípios alagoanos foram contemplados com cursos de qualificação ofertados pelo Programa OxeTech, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Inovação (Secti). Para a formação destes profissionais, o Estado já investiu a soma de R$ 1,2 milhão, na oferta de aulas gratuitas e presenciais, instalação de laboratórios de informática climatizados e em aquisição de computadores e internet.
Só em Santana do Ipanema, sete turmas foram abertas e estão funcionando de forma simultânea, de segunda a sábado, ofertando cursos de Informática Básica e Lógica de Programação, já na fase final de formação. Em Murici, 171 certificados já foram expedidos ao longo de sua operação, seguido por Delmiro Gouveia, com 130, e por Maceió, que já iniciou com 27 pessoas concluintes.
De iniciativa do Governo de Alagoas e coordenado pela Secti, o programa oferece milhares de cursos gratuitos on-line através de sua plataforma oxetech.al.gov.br, com o objetivo de formar e qualificar profissionais técnicos, jovens e adultos, nas áreas de tecnologia, ciência e inovação.
“Participar do projeto abriu as portas e minha visão para um novo mundo. A área da tecnologia é algo que sempre despertou minha curiosidade, porém, nunca tinha tido a oportunidade de me aprofundar. Então, foi e está sendo essencial na minha vida esse momento. Foi um desafio bem grande, porque, quando se trabalha com programação, a gente não trabalha só escrevendo códigos, tem que entender o código, criar lógicas. Foi uma vivência de muitos desafios, mas vencer cada um deles e ver o resultado que a gente alcançava quando cada código rodava corretamente era e é uma sensação maravilhosa de realização”, disse Gislainny Jamilakne, aluna destaque do laboratório de São Miguel dos Campos.
Além de interiorizar e popularizar o acesso à ciência, tecnologia e à internet, os laboratórios do Oxetech ofertam metodologia moderna e dinâmica, por meio dos monitores de cursos de Lógica de Programação, Introdução à Lógica de Programação, Algoritmos e Banco de Dados, VS Code e IDE Visual Studio Code (Instalação e Configuração), HTML5 e CSS3, Javascript (incluindo Sintaxe e Operadores), Introdução à Python (Linguagem de Programação, em Princípios e Pensamento Computacional), Bootstrap, ETL, Animações Figma e Desenvolvimento WEB.
Últimas notícias
AMA participa de reunião do Conselho Político da CNM antes da abertura da Marcha a Brasília
Empresa é obrigada a dar folga durante os jogos do Brasil? Conheça a lei
Lula aparece 7 pontos à frente de Flávio, após áudios para Vorcaro
Filha de diplomatas morre atropelada; jovem tinha acabado de chegar ao Rio
Polícia descobre fábrica clandestina de armas e apreende espingardas no Pilar
Operadora de caixa e cliente são presas por desvio de itens em supermercado de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
