Fêmea ou macho? Gato sem órgãos genitais surpreende veterinários
Hope, uma felina malhada e branca, foi encontrada sem órgãos sexuais internos ou externos, após ser examinada em um centro de proteção de gatos
Um filhote de gato sem-teto foi o primeiro animal descoberto que não é macho e nem fêmea. Ele foi visto por veterinários em uma instituição de caridade em Tyneside, na Inglaterra.
De acordo com a BBC, Hope, uma felina malhada e branca, foi encontrada sem órgãos sexuais internos ou externos, após ser examinada em um centro de proteção de gatos em Gateshead. Veterinários disseram que não havia prazo para descobrir sobre a condição do gato, porque era muito rara, mas acrescentaram que foi "uma emocionante e especial descoberta".
A instituição de caridade acrescentou que o animal de 15 semanas estava saudável e pronto para ter um lar. Hope foi originalmente considerada uma gata quando foi entregue por uma família no centro de resgate da Cats Protection em Warrington, mas os veterinários não encontraram seus órgãos sexuais externos.
A veterinária de campo da Cats Protection, Fiona Brockbank, disse que parecia ser um caso de agenesia, a falha de um órgão em se desenvolver. Fato, esse, que ela e seus colegas nunca tinham visto antes.
Brockbank comenta que existe uma possibilidade externa de algum tecido ovariano ectópico.
escondido internamente, mas que acredita que isso seja extremamente improvável. Ela acrescenta: "Isso é tão raro que não há realmente um termo usado para essa condição".
A instituição de caridade disse que os exames mostraram que Hope não será afetada pela condição. O gerente do Centro de Adoção de Tyneside, Beni Benstead, disse que foi uma "delícia de cuidar" do felino e ressaltou que o animal "traria muitos anos de diversão e companheirismo".
"Descobrir o status especial de Hope foi um momento emocionante, pois nenhum de nós viu isso antes ou provavelmente verá novamente", finalizou Benstead.