Política

Renan diz que Lula deve pôr fim ao orçamento secreto para que não venha acabar com o petista

Emedebista chamou a atenção do presidente eleito sobre o tema

11/11/2022 12h12
Renan diz que Lula deve pôr fim ao orçamento secreto para que não venha acabar com o petista
Renan Calheiros dispara contra Arthur Lira - Foto: Divulgação


“Eu acho que se o Lula não acabar com o orçamento, sinceramente, não é isso que eu desejo, mas o orçamento secreto vai acabar com ele, porque é impraticável”. A declaração é do senador Renan Calheiros (MDB), dita em entrevista ao portal de notícias Uol e postada por ele no Twitter. Informações dão conta de que Lula manterá as chamadas, agora, emendas de relator. A postagem traz ainda cortes de respostas de outros tópicos como alianças políticas, transição.

Na postagem, Renan Calheiros faz alerta para o processo de transição. “Temo que a transição seja substituída pela transação e que a coalização não seja transformada em um balcão”, diz o emedebista.

Em uma outra parte do vídeo da postagem, Renan Calheiros fala em necessidade de criar a frente ampla no Senado e Câmara dos Deputados, fazendo alianças com partidos, entre eles o PP, que tem como um dos principais nomes, o seu desafeto, Arthur Lira.

“Estamos trabalhando para que isso, aconteça efetivamente, que partisse do senado de 51 senadores e tentasse depois atrair dissidências de outros partidos como Podemos, PP, Republicanos, Partido Liberal, podendo chegar a 64 e 65 senadores. Nós poderíamos eleger sem problema nenhum o Rodrigo Pacheco que já está na presidência do Senado Federal e teríamos que ter necessariamente obrigatoriamente a contrapartida na Câmara dos Deputados. E aí, nos largaríamos com 312 deputados”, disse.