Socorristas do Samu fazem parto dentro da ambulância
Gestante sentiu dores abdominais em casa e deu à luz antes de chegar à maternidade
Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizaram um parto dentro da ambulância, no último sábado (12). A gestante Carolina Santiago, de 26 anos, entrou em trabalho de parto enquanto era conduzida do Conjunto Oiticica, no bairro do Benedito Bentes, à maternidade Nossa Senhora da Guia, no Centro. O atendimento contou ainda com o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel).
A técnica de enfermagem e socorrista do Samu Carolina Santiago disse que a gestante foi encontrada em trabalho de parto avançado, mas sem coroamento da criança, porém, o processo expulsivo do bebê iniciou quando era encaminhada à maternidade.
“Era o fim do plantão do sábado (12), quando a equipe de socorristas foi acionada às 18h20 para a última ocorrência do dia, que era uma gestante com dores abdominais, em provável trabalho de parto. Coloquei o kit de parto ao meu lado, sabendo que a qualquer momento poderia nascer, e foi exatamente o que aconteceu. No meio do caminho, a bolsa amniótica estourou e começou o período expulsivo do parto, quando a barriga fica rígida e mais baixa, e a criança finalmente estava coroando”, explicou Carolina Santiago.
De acordo com Carolina Santiago, a mãe foi orientada a se posicionar para facilitar o nascimento e, foi neste momento, que a equipe de socorristas percebeu que o cordão umbilical estava enrolado de uma forma que dificultaria o parto, mesmo com as fortes pressões de expulsão. “Realizei as manobras e auxiliei para livrar a menina do cordão para que pudesse sair. Fiz o clampeamento do cordão umbilical, mas a criança não estava apresentando todos os sinais normais que deveria. Então, prontamente solicitei apoio de uma USA-UTI Móvel para que o atendimento pudesse ser efetivo e que a criança pudesse ser salva”, relembrou Carolina.
Enquanto a USA se deslocava para encontrar a viatura com a paciente, a equipe seguia realizando procedimentos para estimular a criança, para que pudesse apresentar sinais vitais normais. Apesar do quadro estabilizado antes mesmo da chegada da equipe médica avançada, foi necessária a utilização da USA para que a pequena Eduarda e sua mãe fossem para a maternidade.
“Foi muito importante o trabalho realizado pela equipe da USB que fez o atendimento inicial. Sem esse atendimento, provavelmente a criança teria ido a óbito. O deslocamento pós-parto para a maternidade foi muito tranquilo e o restante dos procedimentos foram realizados sem nenhum problema”, ressaltou a também enfermeira e socorrista Janaína Alves, que integrou a equipe do Samu.
Quando acionar a Samu
O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192. Além de atender pacientes em trabalho de parto, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.
O serviço também pode ser acionado para atender casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
