Assembleia da Região Metropolitana realiza primeira reunião sobre plano de desenvolvimento urbano
O PDUI tem o objetivo de propor políticas públicas para promover qualidade de vida e melhoria de condições territoriais em 13 municípios

A Assembleia da Região Metropolitana de Maceió reuniu, nesta quarta-feira (16), gestores municipais para a definição do cronograma e consolidação da equipe técnica responsável pelo Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o PDUI, que abrange os municípios da região Metropolitana de Maceió. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
O PDUI, com previsão inicial de ser elaborado no período de um ano e meio, estabelece diretrizes para projetos e ações públicas que servem de parâmetro para o desenvolvimento urbano e regional. Ele tem o objetivo de reduzir desigualdades, contribuir com o ordenamento territorial da região favorecida, e alinhar a atuação conjunta entre Estado e municípios para a melhora na qualidade de vida da população nesse território.
Partindo do ordenamento de território, o plano abrange setores como habitação, saneamento e recursos hídricos, desenvolvimento socioeconômico, abastecimento alimentar, meio ambiente, mobilidade urbana e regional, dentre outros.
“Nosso objetivo é o de, junto com o governo estadual, os governos municipais e a sociedade civil, discutir os serviços que sejam de interesse comum da metrópole maceioense. Temos um ano e meio de trabalho pela frente para elaborar o plano, e para tanto, contamos muito com a cooperação e o esforço integrado junto aos municípios. Por isso, reuniões como a de hoje são muito importantes, para facilitar a comunicação e alinhar os interesses em prol da melhoria do bem estar e qualidade de vida dessas pessoas”, destacou a secretária da Seplag, Renata dos Santos.
O plano tem a coordenação geral da Profa. Dra. Regina Dulce Lins, da Faculdade de Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e supervisão técnico-científica do Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink, da UFABC. “Nossa prioridade é a relação com os municípios, saber suas necessidades. Hoje, alguns movimentos já começam a ser iniciados com os gestores para, a partir disso, a gente poder levar a discussão à sociedade de uma forma mais ampla”, explicou a professora da Ufal e coordenadora-geral do PDUI, Regina Dulce Lins.
“Essa primeira reunião foi muito importante e produtiva para a construção de um elo entre as prefeituras e o Governo, que visa, de maneira responsável, os avanços da região Metropolitana”, disse o prefeito de Murici e presidente da Assembleia da região Metropolitana de Maceió, Olavo Calheiros Neto.
A reunião, realizada na sala de monitoramento da Seplag, contou também com a participação de representantes dos municípios de Coqueiro Seco, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Satuba, sociedade civil, da Secretária Especial Vivianne Tenório e também da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
