Ação educativa reforça a importância de cumprir a Lei da Parada Segura
Trabalho começou na Praça do Centenário, no bairro Farol, e seguiu até o ponto em frente ao Ibama, na Gruta de Lourdes
A equipe de Educação no Trânsito da SMTT de Maceió realizou uma ação para reforçar a importância do cumprimento da Lei Parada Segura. A atividade ocorreu na última semana em diversos pontos de ônibus da Avenida Fernandes Lima e coletivos que trafegavam pela via, sendo dirigidas a usuárias e motoristas de ônibus.
Na ação foram abordadas mulheres que esperavam ônibus nos abrigos e também àquelas já embarcadas. Os motoristas também foram orientados pelos profissionais da SMTT sobre a lei.
"O trabalho é de conscientização para os motoristas e de reforçar para as mulheres que elas têm o direito à parada após às 20h, que não é nada irregular e sim lei. Portanto, elas podem pedir para que o condutor pare para o desembarque em um ponto mais seguro", ressaltou a assessora de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.
"É uma iniciativa muito importante. Muitas vezes precisei descer e não tinha ninguém no ponto e acabei ficando sozinha na rua, daí a importância de podermos descer em um local mais seguro. Espero que todos os motoristas sigam. É uma segurança a mais para nós, mulheres", comentou Juliana de Almeida, estudante e moradora do conjunto José Tenório.
A auxiliar administrativa, Larissa Querino, ressaltou que a lei dá mais segurança e falou ainda da colaboração dos condutores dos veículos.
"Muito bom termos não só ações como essa, como ter a lei. Que os motoristas abracem a ideia", frisou a moradora do Petrópolis.
O trabalho começou na Praça do Centenário, no bairro Farol, e seguiu até o ponto em frente ao Ibama, na Gruta de Lourdes. As ações devem seguir nos próximos dias, visando outras regiões das partes alta e baixa da capital.
"Não vamos parar por aqui. Como em tudo o que temos no dia a dia, educar é o ponto base para que tenhamos o abraçar da sociedade para as leis, não só de trânsito, mas no contexto geral da vida", destacou Inês Pessoa.
A assessora de Educação no Trânsito da SMTT pontuou, ainda, que novas ações serão realizadas em outros pontos da cidade.
"Teremos mais ações em outros locais. Vamos a corredores comerciais e pontos onde várias mulheres trabalham e deixam o serviço após as 20 horas", informou.
PARADA SEGURA
Em Maceió, a Lei Municipal Nº 6695/17 garante o desembarque de mulheres fora do ponto. Para garantir o cumprimento da Lei é necessário que o local faça parte do itinerário das linhas, sem a possibilidade de qualquer tipo de desvio na rota. O dispositivo leva em consideração que alguns locais podem tornar as usuárias mais vulneráveis durante à noite.
DESCUMPRIMENTOS
Em casos de descumprimentos por parte dos motoristas, as maceioenses devem realizar denúncias pelo WhatsApp do Transporte. O número é o (82) 98134-6858. Os registros podem ser feitos a qualquer hora do dia.
Outra opção é pelo Disque SMTT, no número 118, das 8h às 18h. Na ocasião é preciso informar o nome e o número da linha, além do local onde ocorreu a situação de descumprimento da legislação.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
