Exames de corpo de delito serão feitos antes das audiências de custódia em Maceió
Objetivo é que o juiz já tenha o resultado do exame no momento de analisar a situação do preso em flagrante
Os Poderes Judiciário e Executivo de Alagoas assinaram, nesta segunda (28), termo de cooperação que trata do fluxo de funcionamento das audiências de custódia na Capital. A partir de agora, os exames de corpo de delito serão feitos antes dessas audiências, para que o juiz já possa estar com o resultado em mãos quando for analisar a situação do flagranteado.
De posse do resultado e depois de ouvir o preso, o juiz vai decidir pela soltura ou manutenção da prisão. Durante a audiência, será feito ainda o cadastro biométrico dos flagranteados. "Esse termo de cooperação propicia um ciclo de gestão do preso, com todo o compartilhamento de informações entre Executivo e Judiciário", afirmou o titular da Seris, coronel Marcos Sérgio.
Ainda segundo o secretário, será possível agora ter informações mais fidedignas envolvendo as pessoas que passam pelas audiências de custódia. "Vamos saber quantas pessoas passam por essas audiências, quais os encaminhamentos, quantas vão para o sistema prisional, quantas passam a usar tornozeleira e quantas são reincidentes, por exemplo. Considero um avanço importante ter esse controle".
Para o presidente do TJAL, Klever Loureiro, o estabelecimento desse fluxo vai aprimorar as audiências de custódia na capital. O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), destacou que o novo fluxo é fruto de um trabalho conjunto entre TJAL, Secretaria de Ressocialização (Seris), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Instituto Médico Legal (IML).
"O IML se prontificou a fazer os exames. Já vi um exame feito na madrugada e que às 9h o juiz, participando da audiência de custódia, estava com o resultado. Um trabalho importante do IML", reforçou.
A ideia é que esse fluxo seja adotado a partir desta terça (29). Há, no futuro, o plano de estendê-lo para o interior, começando por Arapiraca.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
