Suásticas nazistas são pichadas no Diretório dos Estudantes da USP
Oito símbolos foram desenhados em paredes do local; universidade tenta identificar autores
Oito suásticas foram encontradas nesta terça-feira (29) em paredes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP), no campus do Butantã, zona oeste da capital paulista. Os símbolos nazistas foram desenhados em espaço onde os calouros, alunos ingressantes do primeiro ano letivo, escrevem seus nomes.
O local onde as suásticas foram localizadas é um espaço para o convívio estudantil. Embora não tenha sido o primeiro ataque nazista na universidade, esse foi o primeiro no DCE, segundo a presidente do Diretório, Beatriz Calderon.
“Foi um ataque bem sério e direcionado a nós. A gente entende que esse tipo de ataque é muito grave. A denúncia chegou para a gente na segunda à noite”, disse Beatriz.
Ainda conforme a estudante, o mesmo ocorreu na terça na Faculdade de Direito da USP. Há, ainda, casos similares no Instituto de Matemática e Estatística (IME) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Segundo Beatriz, o DCE pretende organizar uma campanha antifascista dentro da USP.
“Esse tipo de ataque é inaceitável, as universidades são e seguirão sendo território antifascista. Campanhas de combate às ideias nazifascistas nas universidades são urgentes”, declarou.
Procurada, a Polícia Civil informou que a ocorrência não havia sido registrada, mas representantes do Diretório Central pretendem procurar uma delegacia para prestar queixa nesta quarta-feira (30).
Em nota à CNN, a USP disse que “não admite qualquer forma de apologia ao nazismo e ao preconceito racial em suas dependências”.
“O centro de vivência é um espaço administrado pelos alunos, onde são realizadas atividades promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que, como toda a USP, é vítima dessa agressão inominável”, afirmou a instituição em nota.
“Ontem, dia 29/11, por volta das 18h, a Guarda Universitária esteve no local, identificou as suásticas e solicitou aos responsáveis pelo DCE que as pichações fossem apagadas imediatamente. A Universidade apura, em conjunto ao DCE, a identificação do autor ou autores das pichações”, acrescentou a universidade.
O DCE da USP é a entidade estudantil que representa alunos dos campi da capital e do interior.
Últimas notícias
Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados
Veículo capota e deixa vítima presa às ferragens no município do Pilar
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas na AL-110 em Arapiraca
Estado realiza investimento na assistência materna e infantil de Marechal Deodoro
Helicópteros colidem no ar e deixam seis mortos no Rio de Janeiro
Hoje é dia de forró e cultura popular na programação do São João Raiz de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
