"O Renasce Salgadinho vai beneficiar não só o entorno, mas toda Maceió" diz gerente ambiental em entrevista
Ingrid Mello diz que a previsão da obra é beneficiar cerca de 300 mil maceioenses
Nesta quinta-feira (01), a gerente ambiental Ingrid Mello foi entrevistada no programa Na Mira da Notícia, na 96FM para falar sobre o projeto Renasçe Salgadinho, projeto para revitalizar o riacho Salgadinho.
Ingrid Mello explicou que o Renasce Salgadinho é um programa da Prefeitura de Maceió e o projeto visa a requalificação e a revitalização do Riacho Salgadinho, beneficiando não só o entorno, mas também toda a capital. A previsão é que a obra irá beneficiar cerca de 300 mil maceioenses. "São mais de 20 intervenções previstas. Essa poeira e quebra-quebra são as intervenções dos trabalhos de requalificação, modernizações das vias, melhorias dos sistemas de drenagem, construções de passarelas, sinalização e reurbanização". Além disso, as intervenções irão contemplar barreiras de contenção para evitar que o lixo vá até a praia e a reurbanização da Praia da Avenida, garantindo acessibilidade, mobilidade e paisagismo.
A especialista falou que a obra está dividida em três etapas: a primeira seria a execução da obra em si; a segunda etapa é o combate às ligações irregulares de esgoto que existem em Maceió; e a terceira é o apoio do Governo com o abastecimento e saneamento. "Estamos em parceria também com Açudes, trabalhando fortemente na educação ambiental. Vem sendo realizadas atividades em paralelo as atividades de infraestrutura, junto com a equipe socioambiental que vem realizando ações dentro das comunidades que estão na área de influência da obra para destacar e ensinar por meio de atividades, palestras e dinâmicas a importância de cuidar do meio ambiente".
O Renasce Salgadinho é uma obra que também inclui a revitalização da praia da avenida, e sobre essa parte da obra Ingrid Mello falou que acontecerá um reparo estrutural no calçadão, visando uma melhor acessibilidade e mobilidade, ciclovias, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, paisagismos com árvores e equipamentos para entretenimento das crianças.
Além do Riacho Salgadinho, outros riachos serão revitalizados: Riacho Pau D'Arco, Riacho do Sapo, Riacho Gulandi e Riacho Águas Férreas que serão canalizados para o Salgadinho e tratados por meio dos jardins filtrantes que estão sendo instalados no Vale do Reginaldo. Os jardins filtrantes são um lago pequeno impermeabilizado com areia, pedras e plantas aquáticas onde compostos complexos se transformarão em compostos menos tóxicos graças ao processo natural dessas plantas.
Acredita-se que em cerca de 6 meses as obras serão concluídas.
Últimas notícias
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Polícia inicia investigações sobre briga de irmãos que terminou em morte à facadas no Pilar
Sine Alagoas oferece 2.372 vagas de emprego esta semana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
