"O Renasce Salgadinho vai beneficiar não só o entorno, mas toda Maceió" diz gerente ambiental em entrevista
Ingrid Mello diz que a previsão da obra é beneficiar cerca de 300 mil maceioenses

Nesta quinta-feira (01), a gerente ambiental Ingrid Mello foi entrevistada no programa Na Mira da Notícia, na 96FM para falar sobre o projeto Renasçe Salgadinho, projeto para revitalizar o riacho Salgadinho.
Ingrid Mello explicou que o Renasce Salgadinho é um programa da Prefeitura de Maceió e o projeto visa a requalificação e a revitalização do Riacho Salgadinho, beneficiando não só o entorno, mas também toda a capital. A previsão é que a obra irá beneficiar cerca de 300 mil maceioenses. "São mais de 20 intervenções previstas. Essa poeira e quebra-quebra são as intervenções dos trabalhos de requalificação, modernizações das vias, melhorias dos sistemas de drenagem, construções de passarelas, sinalização e reurbanização". Além disso, as intervenções irão contemplar barreiras de contenção para evitar que o lixo vá até a praia e a reurbanização da Praia da Avenida, garantindo acessibilidade, mobilidade e paisagismo.
A especialista falou que a obra está dividida em três etapas: a primeira seria a execução da obra em si; a segunda etapa é o combate às ligações irregulares de esgoto que existem em Maceió; e a terceira é o apoio do Governo com o abastecimento e saneamento. "Estamos em parceria também com Açudes, trabalhando fortemente na educação ambiental. Vem sendo realizadas atividades em paralelo as atividades de infraestrutura, junto com a equipe socioambiental que vem realizando ações dentro das comunidades que estão na área de influência da obra para destacar e ensinar por meio de atividades, palestras e dinâmicas a importância de cuidar do meio ambiente".
O Renasce Salgadinho é uma obra que também inclui a revitalização da praia da avenida, e sobre essa parte da obra Ingrid Mello falou que acontecerá um reparo estrutural no calçadão, visando uma melhor acessibilidade e mobilidade, ciclovias, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, paisagismos com árvores e equipamentos para entretenimento das crianças.
Além do Riacho Salgadinho, outros riachos serão revitalizados: Riacho Pau D'Arco, Riacho do Sapo, Riacho Gulandi e Riacho Águas Férreas que serão canalizados para o Salgadinho e tratados por meio dos jardins filtrantes que estão sendo instalados no Vale do Reginaldo. Os jardins filtrantes são um lago pequeno impermeabilizado com areia, pedras e plantas aquáticas onde compostos complexos se transformarão em compostos menos tóxicos graças ao processo natural dessas plantas.
Acredita-se que em cerca de 6 meses as obras serão concluídas.
Últimas notícias
FPI do São Francisco visita possível sítio paleontológico em comunidade quilombola de Aguazinha, em Carneiros

Invasão compromete sistema de dessalinização no município de Olho d’Água das Flores

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
