Justiça

União é condenada a pagar filho de Lula por grampo de Moro durante a Lava Jato

Sentença aponta que conversas divulgadas pelo ex-juiz não tinham relação com as investigações da época

Por 7Segundos com CNN Brasil 13/12/2022 18h06
União é condenada a pagar filho de Lula por grampo de Moro durante a Lava Jato
Sergio Moro, ex-juiz e senador eleito pelo Paraná - Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A União foi condenada pela Justiça Federal a pagar R$ 60 mil a Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e para a mulher dele, Renata de Abreu Moreira. Ambos tiveram conversas com familiares e amigos gravadas e divulgadas durante a operação Lava Jato.

O conteúdo dos diálogos foi divulgado após decisão do então juiz Sergio Moro, hoje senador eleito pelo União Brasil do Paraná.

A sentença da juíza Ana Lucia Petri Betto, da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, estabelece que as conversas do filho e da nora do presidente Lula não tinham nenhuma relação com as investigações da época. Dessa forma, a divulgação dos diálogos foi considerada ilegal.

A Justiça entende que Moro “tornou públicas as conversas interceptadas, sem qualquer filtro ou cautela, em violação às garantias fundamentais constitucionais” e que foram divulgados “até mesmo diálogos de caráter pessoal da coautora Renata, que não era investigada e nem constava na lista de pessoas monitoradas judicialmente”

Segundo testemunhas, Fábio e Renata passaram por período prolongado de isolamento e evitaram exposições públicas, além de adotarem “condutas de medo e ansiedade”.

Os grampos, tanto de Lula quanto de seu filho, foram divulgados no dia 16 de março de 2016, dia em que o petista foi anunciado ministro da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff.

Dois dias depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a nomeação de Lula.

A assessoria de Moro informou que não vai comentar o assunto. A CNN entrou em contato com a União, que ainda não retornou.

Publicado por: Isabela Filardi e Bárbara Brambila