Central Única de Sepultamentos registra mais de 22 mil atendimentos em 2022
Local é responsável por unificar e otimizar assuntos referentes aos cemitérios da capital
Inaugurada há seis meses pela Prefeitura de Maceió, a Central Única de Sepultamentos se tornou referência para todo o nordeste na administração dos cemitérios de uma capital. Maceió se consolidou como a primeira capital da região a realizar o serviço, atendendo da melhor forma a população em um momento tão delicado como o do luto.
Localizado no Centro da cidade, o local é responsável por unificar e otimizar assuntos referentes aos cemitérios da cidade, fazendo uma triagem e distribuindo as vagas entre os campos-santos disponíveis. Durante o ano de 2022, a Central já registrou mais de 22 mil atendimentos, sendo 17.400 presenciais e 4.900 pelo whatsapp.
Em um congresso realizado em novembro de 2021, em Gramado, no Rio Grande do Sul, a iniciativa foi bastante prestigiada. Além de ser a primeira capital do nordeste, a cidade se tornou a pioneira, no Brasil, a agendar sepultamento via aplicativo de mensagens.
Chrystiano Lyra, coordenador geral de Gestão de Serviços Funerários, explica que o trabalho realizado visa o bom atendimento, minimizando a dolorosa missão de sepultar um ente querido. "A Central Única de Sepultamentos tem como prioridade a agilidade e a eficiência. Acreditamos que, de certa forma, estamos ajudando as pessoas no momento do luto, com menos burocracia e um atendimento mais humanizado", disse.
Ele ainda destaca o benefício ofertado pela Prefeitura à população com a iniciativa. “Estamos acabando com a migração das famílias nos cemitérios em busca de vagas. Elas chegam à Central e já saem com tudo encaminhado para realizar o registro do óbito em cartório e com o sepultamento agendado”, completou.
Documentação necessária
Para utilizar o serviço, o cidadão deve comparecer ao local munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e a declaração de óbito do ente querido, que é emitida pela Instituto Médico Legal (IML), pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) ou pelo próprio hospital.
Mausoléu
Para as pessoas que possuem mausoléu em um dos cemitérios da cidade, a ida à Central de sepultamentos não é obrigatória. Nesse caso, o cidadão pode comparecer ao cemitério para a resolução do entrave.
Atendimento remoto
Além do atendimento presencial, de domingo a domingo, das 8h às 17h, o cidadão também pode entrar em contato com a Central de Sepultamentos através do WhatsApp 082 98222-7748 e solicitar guias de pagamento, agendar sepultamentos e/ou obter informações e orientações.
Endereço da Central Única de Sepultamentos
Rua Voluntários da Pátria, n° 74, sala 04