Mundo

Peixe exótico 'com dentes humanos' morde mergulhador no Egito; assista

Ao jornal The Sun, Alex Pikul contou que se sentia fora de perigo até ser surpreendido e atacado

Por UOL 23/12/2022 09h09 - Atualizado em 23/12/2022 09h09
Peixe exótico 'com dentes humanos' morde mergulhador no Egito; assista
Peixe-porco, que parece usar dentadura, perseguiu e mordeu mergulhador no Egito - Foto: Reprodução/Instagram @marhostedtrips

Alex Pikul, 31, é um mergulhador do Alabama, Estados Unidos que estava desbravando a costa de Sharm el-Sheikh, no Egito, quando um estranho peixe-porco que parecia ter dentes humanos agarrou sua perna e o atacou.

Ele estava acompanhado de oito mergulhadores liderados pela sócia da empresa de Mar Hosted Trips, Maira Thomas, quando uma corrente marítima os forçou a mudar o sentido do nado. Sem saber, eles acabaram passando em cima de um ninho de ovos. O peixe-porco macho, na intenção de proteger sua prole, começou a persegui-los. 

Ao jornal The Sun, Alex Pikul contou que se sentia fora de perigo até ser surpreendido e atacado. "O peixe-porco nadou para longe, então eu me virei e continuei seguindo o resto do grupo, mas de repente ele mordeu minha perna". Em vídeo publicado nas redes sociais do Mar Hosted Trips, o mergulhador parece xingar alguns palavrões debaixo da água.

A espécie de peixe com arcada dentária é conhecida por defender seus ninhos de possíveis ameaças, perseguir e atacar intrusos. Segundo relato do mergulhador, a mordida deixou um hematoma e uma marca no formato dos dentes do animal pelo resto da viagem ao Egito.

Apesar da forte correnteza e do ataque que sofreu, Alex Pikul manteve-se otimista e disse que este mergulho desafiador é o seu preferido. "Eu já tinha visto peixes-porcos antes, mas quando assisti ao vídeo dele voltando, achei hilário — você nunca chega tão próximo do quanto uma foto pode alcançar".

Os peixes-porcos têm mandíbulas fortes que sustentam seus dentes e por isso estão sempre prontos para enfrentar presas, como caranguejos e ouriços-do-mar. "Os dentes parecem grandes demais para a boca dele, quase como se estivesse de dentadura ou algo assim", acrescentou Alex.

De acordo com a organização BioDiversity4All (Biodiversidade para Todos), o nome da espécie diz respeito ao som parecido com o de um porco que estes peixes emitem ao serem capturados. Eles são típicos de água salgada, valorizados na pescaria e também chamados de peroá, acarapicu ou porquinho.