Bento XVI era um homem nobre e gentil, um 'presente para a Igreja', diz Francisco em primeira fala após a morte do antecessor
O papa atual presidirá o velório de seu antecessor a partir de terça-feira (2)
O Papa Francisco, em seu primeiro comentário público desde a morte de seu antecessor no início do sábado, chamou o Papa Emérito Bento XVI de homem nobre e gentil que foi um presente para a Igreja e para o mundo.
Francisco falou na homilia da véspera de Ano Novo, que já estava previamente planejada na Basílica de São Pedro.
O Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.
O velório está marcado para começar na segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro, e o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro.
Francisco presidirá o funeral de Bento XVI. Pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, um papa em exercício, o argentino Francisco, presidirá o funeral de outro papa, Bento XVI, sem funções após ter renunciado ao pontificado em 2013.
"Segundo o desejo do papa emérito, o funeral será realizado com a maior simplicidade", acrescentou o porta-voz papal.
Segundo especialistas em assuntos religiosos, como não existe um protocolo específico para a morte de um papa emérito, seu funeral será muito semelhante ao de um papa ativo, "mas sem conclave" e "sem assento vago".
Durante esse tempo, o cadáver do pontífice permanecerá à vista de todos, sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos.
Algumas horas antes de seu enterro, será colocado em um caixão coberto por outros dois: o exterior, feito em madeira de olmo; o do meio, de chumbo; e o interior, de madeira de cipreste.
O papa emérito será enterrado na próxima quinta-feira (5) em uma cripta na Basílica de São Pedro, conforme informação divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Sé.
"O caixão do soberano pontífice emérito será levado para a Basílica de São Pedro e, depois, para as grutas do Vaticano [que abrigam os túmulos dos papas] para ser enterrado lá", disse o Vaticano no comunicado.
Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 1996, Francisco vai decretar luto oficial. Cardeais de todo mundo celebrarão eucaristias para seu descanso eterno durante esses dias.
Últimas notícias
Henry Borel: Justiça nega recurso de Jairinho que poderia anular julgamento
Teca Nelma percorre grêmios estudantis para ouvir a juventude de Alagoas
Cibele Moura lamenta decisão do TJ e reafirma apoio aos estudantes da Uncisal
Justiça Federal manda suspender passeios turísticos irregulares em Maragogi
Judiciário ouve movimentos sociais e discute conflitos fundiários em Alagoas
Voo atrasado: conheça os direitos do passageiro e quando exigir reparação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
