Bento XVI era um homem nobre e gentil, um 'presente para a Igreja', diz Francisco em primeira fala após a morte do antecessor
O papa atual presidirá o velório de seu antecessor a partir de terça-feira (2)
O Papa Francisco, em seu primeiro comentário público desde a morte de seu antecessor no início do sábado, chamou o Papa Emérito Bento XVI de homem nobre e gentil que foi um presente para a Igreja e para o mundo.
Francisco falou na homilia da véspera de Ano Novo, que já estava previamente planejada na Basílica de São Pedro.
O Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.
O velório está marcado para começar na segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro, e o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro.
Francisco presidirá o funeral de Bento XVI. Pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, um papa em exercício, o argentino Francisco, presidirá o funeral de outro papa, Bento XVI, sem funções após ter renunciado ao pontificado em 2013.
"Segundo o desejo do papa emérito, o funeral será realizado com a maior simplicidade", acrescentou o porta-voz papal.
Segundo especialistas em assuntos religiosos, como não existe um protocolo específico para a morte de um papa emérito, seu funeral será muito semelhante ao de um papa ativo, "mas sem conclave" e "sem assento vago".
Durante esse tempo, o cadáver do pontífice permanecerá à vista de todos, sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos.
Algumas horas antes de seu enterro, será colocado em um caixão coberto por outros dois: o exterior, feito em madeira de olmo; o do meio, de chumbo; e o interior, de madeira de cipreste.
O papa emérito será enterrado na próxima quinta-feira (5) em uma cripta na Basílica de São Pedro, conforme informação divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Sé.
"O caixão do soberano pontífice emérito será levado para a Basílica de São Pedro e, depois, para as grutas do Vaticano [que abrigam os túmulos dos papas] para ser enterrado lá", disse o Vaticano no comunicado.
Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 1996, Francisco vai decretar luto oficial. Cardeais de todo mundo celebrarão eucaristias para seu descanso eterno durante esses dias.
Últimas notícias
Homem sofre crise convulsiva e precisa ser hospitalizado em Maragogi
Rodrigo Cunha entrega canteiros revitalizados e novos boxes na Pajuçara
TCE/AL orienta municípios sobre programas federais para fortalecer bibliotecas públicas
TCE-AL participa de congresso internacional sobre desafios da fiscalização pública
Calheristas chamam de traição apoio da prefeita de Água Branca a JHC
Davi Davino Filho cresce nas pesquisas para o Senado em visita por Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
