Defesa Civil inicia inscrições para novos núcleos comunitários
São 60 vagas para toda Maceió
A Defesa Civil de Maceió abre inscrições para a seleção de novas lideranças comunitárias voluntárias que vão compor o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). Para ser um representante, o voluntário deve residir nas comunidades da capital. As inscrições podem ser feitas de 4 a 13 de janeiro.
A seleção para integrar o quadro de agente de Defesa Civil voluntário está prevista na Política Nacional de Defesa Civil (2000) e define o NUDEC como a conexão mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), pois as lideranças têm forte atuação nas comunidades junto aos moradores.
Como é o caso do Leandro Manoel, líder comunitário no Alto do Cruzeiro, em Riacho Doce, e NUDEC. Ele é muito atuante em sua comunidade e, no período chuvoso de 2022, participou do resgate de uma idosa de 75 anos, em um dia em que os pluviômetros registraram 145 mm de chuvas em 24h.
“Como NUDEC já atuei em diversas situações de risco para ajudar as pessoas, como na enchente que aconteceu em julho do ano passado. O resgate da Dona Francisca foi muito marcante para mim. Agradeço a Prefeitura de Maceió por me proporcionar o conhecimento de poder auxiliar a Defesa Civil a salvar vidas”, expõe.
O diretor social da Defesa Civil, Eugênio Dantas, enfatiza a importância dos NUDEC’s. “Os núcleos comunitários são espaços diversificados de participação popular com o objetivo de construir soluções por meio de ações colaborativas, proporcionando mais qualidade de vida a toda a comunidade. Para fazer parte desse time, basta ter em mente o desejo e o objetivo de colaborar, usando suas habilidades, para fazer as mudanças sustentáveis em sua comunidade”, acrescenta.
Os selecionados passarão por um curso básico de agente de Defesa Civil voluntário, que foi desenvolvido pela coordenadoria Social da Defesa Civil Municipal de Maceió com o objetivo de capacitar a população para agir em situações que necessitem de ações de proteção e Defesa Civil.
Para se candidatar a participar dos núcleos, a pessoa precisa ser residente no bairro, grota ou comunidade, conhecer os problemas da localidade onde reside e fazer o curso de formação de NUDEC’s com carga horária inicial de 8h. As vagas de voluntários são por território social de risco.
O projeto está na Política Nacional de Defesa Civil, conforme Lei Federal n° 12.608/2012, Lei Municipal n° 5.285/2002 e Lei Federal n° 9.608/1998 – Lei do Voluntariado.
Os interessados devem acessar o link https://forms.gle/cWajPVr78qQix5HR8 e realizar a inscrição. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com o número 199 e/ou pelo e-mail: [email protected]
Confira a quantidade de vagas disponíveis para cada região
Benedito Bentes: 14
Antares e Jardim Petrópolis: 4
Fernão Velho, ABC, Goiabeira e Rio Novo: 1
Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Santa Helena: 10
Ouro Preto, Barro Duro, Canaã: 8
Jacintinho, Feitosa Cruz das Almas, São Jorge, Reginaldo e Mangabeiras: 12
Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce: 3
Ipioca, Saúde, Pescaria: 3
Bom Parto, Levada, Trapiche e Vergel: 5
Últimas notícias
Semarh emite estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de AL
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Loja é arrombada pela terceira vez na Rua 30 de Outubro, em Arapiraca
HEA capta córneas e rins e dá chance de nova vida a quatro pessoas em Alagoas
PRF prende homem por embriaguez ao volante durante abordagem em Junqueiro
Prefeitura de Arapiraca está com inscrições abertas para mais dois cursos profissionalizantes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
