Ronda no Bairro completa cinco anos com resultados positivos para a população
Desde a implantação, em 2018, alguns índices de crimes foram reduzidos em até 80%
Desde 4 de janeiro de 2018, a população alagoana sabe que pode contar com o Programa Ronda no Bairro (PRB) para promover a prevenção de delitos, reduzir os índices de violência contra o patrimônio (CVP) e proporcionar o bem-estar humano e desenvolvimento social. Agora, em 2023, o programa comemora cinco anos de existência, celebrando os resultados positivos de sua atuação no Jacintinho, Centro, orla marítima e Benedito Bentes.
Nas regiões específicas onde atua, o PRB, que é ligado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP), reduziu os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em até 80%, em alguns casos, segundo dados da SSP dos últimos cinco anos. Também foram mantidas em zero as ocorrências de assaltos em ônibus e roubos a veículos, ao longo do período.
“Estudos comprovam que a simples presença de um policial inibe a ocorrência de crimes. E esta tem sido a atuação do Ronda no Bairro. Com o nosso policiamento de proximidade, geramos sensação de segurança, fato que é atestado e aprovado pela população das áreas onde estamos presentes”, afirma o superintendente do programa, coronel Cícero Silva. “O Ronda veio para quebrar paradigmas ao mostrar que é possível fazer segurança pública de uma forma diferente, priorizando ações humanizadas”, destaca.
A segurança operacional é diária, das 6h às 14h30 e das 14h30 às 22h30, por meio das patrulhas a pé (chamadas de POs), viaturas e motos. Na orla há ainda o patrulhamento com as patinetes. Cada equipe é formada por policiais militares ou bombeiros militares da ativa ou reserva e ainda egressos das Forças Armadas.
Diferenciais
Para além do policiamento de proximidade, um dos diferenciais do programa é a Equipe de Articulação e Mobilização Social, que realiza uma abordagem social e comunitária nas áreas de atuação, focada nos grupos em vulnerabilidade. Para se ter uma ideia da importância da equipe, só no ano passado foram mais de mil atendimentos e encaminhamentos para a rede de apoio e proteção.
O Ronda conta ainda com uma Banda de Música, responsável por animar as ações em datas comemorativas e também em eventos organizados em parceria com a equipe social, e por ministrar aulas aos patrulheiros mirins, crianças do Jacintinho que são acompanhadas pelo programa.
Os patrulheiros mirins recebem reforço escolar, participam de atividades sociais e esportivas, além de ações de proteção e conscientização ambiental em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
“O Ronda no Bairro é um programa de governo muito bem avaliado pela população. Tanto que são inúmeros os pedidos para que o policiamento de proximidade seja também implantado em outros municípios de Alagoas, uma medida que o governador Paulo Dantas tem trabalhando para realizar em breve. Esse reconhecimento ao trabalho dos amarelinhos, como são conhecidos os agentes, só aumenta a responsabilidade do programa, que preza pela prestação de serviço com excelência”, destaca o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.
“O Ronda no Bairro é um dos principais instrumentos da Seprev, em parceria com a SSP, para a promoção da prevenção à violência, o que gera, na ponta final, mais segurança para os alagoanos e quem nos visita”, completou.
Últimas notícias
Revestir Pisos e Revestimentos chegou e já se tornou destaque em Arapiraca
Motorista de ônibus que tombou com romeiros ainda não foi ouvido, diz Polícia Civil
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Sobe para 49 número de mortos em Juiz de Fora e Ubá
Condenado por estupro de menina de 13 anos é preso pela Polícia Civil em Água Branca
Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 130 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
