Hemoal inicia janeiro com estoque de sangue abaixo do mínimo
Alagoas está com 92,6% do percentual mínimo necessário para atender a demanda
Com a chegada de janeiro, alta temporada e festas verão, Alagoas recebe diversos turistas de todo o país. Neste contexto, o Ministério da Saúde reforça a importância da doação de sangue porque o período festivo é um desafio para os hemocentros.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de doadores costuma diminuir neste período. Ao 7Segundos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com 278 bolsas de sangue no estoque, quando deveria dispor de no mínimo 300.
Isso significa 92,6% do percentual mínimo necessário para atender a demanda transfusional. A maior carência diz respeito as tipagens A, B e O Negativas, que estão críticas, uma vez que cada uma delas possui 4, 1 e 5 bolsas respectivamente.
Doações
Requisitos para doação
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Ter mais de 50kg;
- Já ter doado alguma vez, no caso de pessoas entre 60 e 69 anos, para repetir o procedimento;
- Apresentar o consentimento formal dos pais, se menor de 18 anos.
Documentos necessários
Identificação oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); ou documentos digitais com fotos.
No dia da doação
- Dormir ao menos seis horas nas 24h anteriores à doação;
- Alimentar-se bem;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue;
- Aguardar pelo menos duas horas para doar sangue após o almoço.
Impedimentos temporários
- Pessoas com gripe, resfriados ou com quadro de febre (necessário aguardar sete dias até o desaparecimento dos sintomas);
- Mulheres no período gestacional, no pós-parto (esperar 90 dias se parto normal e 180 se cesárea), ou em amamentação (aguardar primeiro ano de aleitamento materno do bebê);
- Consumo de bebida alcoólica: esperar 12h após a ingestão;
- Tatuagem e/ou piercing: esperar doze meses para doar (no entanto, se o piercing for em cavidade oral ou região genital, a pessoa não pode mais ser doadora); se as condições de realização desses procedimentos forem seguras (após avaliação da entrevista) o período pode ser menor;
- Extração dentária: aguardar 72h;
- Casos de apendicite, hérnia, amigdalectomia (retirada das amígdalas palatinas) e varizes: esperar 3 meses;
- Colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (retirada do útero ou do colo do útero), nefrectomia (retirada de um dos rins), redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia (remoção da glândula tireoide), colectomia (retirada de parte ou de todo o intestino grosso): aguardar 6 meses;
- Transfusão de sangue: esperar 1 ano;
- Vacinação: tempo de impedimento varia de acordo com a vacina;
- Exames ou procedimentos com aparelhos endoscópicos: aguardar seis meses;
- Expostos a situações de risco acrescido de infecções sexualmente transmissíveis: esperar 12 meses após o contato.
Quem não pode doar?
- Pacientes que tiveram hepatite após os 11 anos de idade;
- Suspeita ou evidência clínica/laboratorial de Hepatites B e C, do vírus da imunodeficiência humana (HIV), do vírus T-linfotrópico humano I e II (HTLV) (da mesma família do HIV, o HTLV atinge os linfócitos T, as células de defesa do organismo) e doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária (depende do tipo de agente causador, do tempo após o tratamento e a completa cura; na maioria dos casos o tempo de impedimento é de um ano).
Últimas notícias
Elefante pisoteia e mata três pessoas em parque na Tailândia
Investimento da Prefeitura de Penedo abastece farmácia da UPA e dos postos de saúde
Sob Lula, dívida bruta alcança R$ 10 trilhões e atinge 78,7% do PIB
Incêndio volta a atingir zona rural de Cacimbinhas pelo segundo dia consecutivo
Feira dos Municípios movimenta mais de R$ 2 milhões em economia direta
Fé, emoção e história: Paulo Dantas é o primeiro governador a cavalgar na padroeira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
