Lei federal que proíbe teste em animais transita na Assembleia de Alagoas
Matéria, de autoria da deputada estadual Cibele Moura, estabelece penalidades para infratores

Projeto de lei (PLC 70/2014) que proíbe testes com animais na produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, limpezas e seus componentes, aprovado no Senado, tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas. No Estado, a matéria é de autoria da deputada estadual Cibele Moura. Trata-se do PL 522/2021, batizado de Lei Coelho Ralph.
O projeto da deputada Cibele estabelece multa, suspensão temporária e até definitiva do alvará de funcionamento de empresas e profissionais do ramo que descumprirem a legislação.
“Este é o primeiro passo dado para colocar Alagoas no rol dos estados que defendem a vida animal, e não aceitam tortura e maus-tratos dos nossos animais. Tudo graças a uma campanha de conscientização feita nos Estados Unidos, que utilizou o coelho Ralph, que é muito chocante e nos mostra o quanto é cruel essa prática de utilizar os animais na indústria”, alerta Cibele.
O projeto da deputada Cibele define em seu Artigo 4º, o PL que “o poder público fica autorizado a reverter os valores recolhidos em função das multas previstas para custeio das ações, publicações e conscientização da população sobre guarda responsável e direitos dos animais; apoio de instituições, abrigos ou santuários de animais; programas estaduais de controle populacional através da esterilização cirúrgica de animais, bem como programas que visem à proteção e ao bem-estar dos animais”.
O banimento de testes e pesquisas em animais na indústria de cosméticos e perfumes ganhou força no Brasil após o caso do Instituto Royal. Em 2013, 178 cães e 7 coelhos usados em pesquisas foram retirados por ativistas e moradores de São Roque (SP) de uma das sedes do instituto, que depois fechou as portas.
Últimas notícias

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de Água Branca por compra de votos

Sesau e Seagri discutem estratégias de enfrentamento à Tuberculose Bovina

Homem é morto a tiros dentro de oficina mecânica no Centro de Arapiraca

Morador denuncia pregos espalhados em via que dá acesso à AL-220

Alagoas lança três modalidades de parcelamento para débitos de ICMS

Ação integrada prende grupo acusado de agressões em bairros de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
