Lei federal que proíbe teste em animais transita na Assembleia de Alagoas
Matéria, de autoria da deputada estadual Cibele Moura, estabelece penalidades para infratores

Projeto de lei (PLC 70/2014) que proíbe testes com animais na produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, limpezas e seus componentes, aprovado no Senado, tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas. No Estado, a matéria é de autoria da deputada estadual Cibele Moura. Trata-se do PL 522/2021, batizado de Lei Coelho Ralph.
O projeto da deputada Cibele estabelece multa, suspensão temporária e até definitiva do alvará de funcionamento de empresas e profissionais do ramo que descumprirem a legislação.
“Este é o primeiro passo dado para colocar Alagoas no rol dos estados que defendem a vida animal, e não aceitam tortura e maus-tratos dos nossos animais. Tudo graças a uma campanha de conscientização feita nos Estados Unidos, que utilizou o coelho Ralph, que é muito chocante e nos mostra o quanto é cruel essa prática de utilizar os animais na indústria”, alerta Cibele.
O projeto da deputada Cibele define em seu Artigo 4º, o PL que “o poder público fica autorizado a reverter os valores recolhidos em função das multas previstas para custeio das ações, publicações e conscientização da população sobre guarda responsável e direitos dos animais; apoio de instituições, abrigos ou santuários de animais; programas estaduais de controle populacional através da esterilização cirúrgica de animais, bem como programas que visem à proteção e ao bem-estar dos animais”.
O banimento de testes e pesquisas em animais na indústria de cosméticos e perfumes ganhou força no Brasil após o caso do Instituto Royal. Em 2013, 178 cães e 7 coelhos usados em pesquisas foram retirados por ativistas e moradores de São Roque (SP) de uma das sedes do instituto, que depois fechou as portas.
Últimas notícias

Motorista passa mal e capota carro próximo ao Divina Luz, em Arapiraca

Duas pessoas ficam feridas após carro bater em árvore em Coruripe

Empresário, filho de ex-prefeito desaparece em São José da Tapera

Shoppings de Maceió registram alto movimento às vésperas do Dia das Mães

Alagoas ganha novo voo regular de Buenos Aires para temporada 2025/2026

Motociclista morre após colidir contra poste na AL-485, em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
