Marina Dantas se reúne com integrantes da ONU-Habitat para apresentação do panorama do Vida Nova nas Grotas
Dados socioeconômicos mapeiam população moradora de 100 grotas existentes na capital do Estado

O panorama do Programa Vida Nova nas Grotas em Alagoas foi debatido, nesta quinta-feira (12), em uma reunião com a primeira-dama e coordenadora-geral, Marina Dantas, e a equipe da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), do escritório local e nacional. O encontro ocorreu na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e contou com as presenças da secretária Renata dos Santos, e dos coordenadores da ONU-Habitat, Alain Grimard, Rayne Ferretti e Alex Rosa.
O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat, que promove intervenção urbana e social em áreas de assentamentos precários, conhecidos, popularmente, como grotas. Além de um breve histórico do programa, com a descrição de prêmios nacionais e internacionais, a reunião trouxe também os três eixos pelos quais se situam o Vida Nova nas Grotas: Dados e Informações, Estratégias e Soluções e Capacidades e Oportunidades.
“É uma grande satisfação poder coordenar um programa com tamanha significação social. Por meio do panorama apresentado pela equipe da ONU-Habitat, percebemos a grandeza do Vida Nova nas Grotas. Além das mudanças de infraestrutura, a nossa intenção é implementar diferentes serviços, que possam contribuir efetivamente para uma real mudança no dia-a-dia dos moradores dessas áreas urbanas. Nossa equipe, em trabalho conjunto com diferentes pastas do Governo de Alagoas, vem fortalecer as políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável”, explicou Marina Dantas.
Mediante dados do perfil socioeconômico - em critérios como analfabetismo, renda per capita, gravidez na adolescência e jovens “nem-nem” -, os índices de prosperidade das cidades e os produtos resultantes dos três eixos norteadores, as 100 grotas existentes em Maceió são mapeadas e a sua população se torna visível como moradores efetivos da capital do Estado.
RESULTADOS
O Vida Nova nas Grotas, lançado em 2017, em parceria com a ONU- Habitat é continuidade e aprofundamento do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Das 100 grotas existentes na capital, 40 já estão com obras concluídas e inauguradas, 13, concluídas, 21 em execução e 26 licitadas. Além das 40 obras, dois parques lineares já foram concluídos, inaugurados e entregues à população.
Últimas notícias

Sine Porto Calvo oferece 180 vagas de emprego

Com recurso destinado por Alfredo Gaspar, Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rita é inaugurado em Palmeira

Orquestra Sinfônica Brasileira traz Programa Conexões Musicais para Penedo

Primeira capacitação do catálogo Raízes Criativas reuniu mais de 50 empreendedoras

Após quase 40 anos sem contato, moradora de São Paulo procura por parentes em Arapiraca

Suspeito de homicídios e ataques incendiários, traficante morre em confronto com a polícia de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
