Governador do PR nomeia homem branco como secretário interino da Mulher e Igualdade Racial
Rogério Carboni é também secretário do Desenvolvimento Social e acumulará as funções; em resposta à CNN, Ratinho afirma que secretária definitiva será uma mulher
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), nomeou Rogério Carboni — um homem branco — para chefiar a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do estado. A indicação foi oficializada na edição da última quinta-feira (12) do Diário Oficial (DOEPR).
Carboni foi nomeado no início de janeiro como secretário do Desenvolvimento Social e Família do estado. O Diário Oficial aponta que ele acumulará as funções de ambas as pastas temporariamente.
A CNN procurou a comunicação do governador do Paraná para que comentasse o caso. Em resposta, Ratinho disse que “está definindo o nome que assumirá a secretaria” e afirmou que a escolhida “será uma mulher”.
“A nomeação de Rogério Carboni de forma interina foi necessária para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da que Carboni estava à frente, a antiga Secretária de Justiça, Família e Trabalho”, explicou.
Em 2022, Ratinho nomeou Carboni como secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Advogado, ele também foi diretor-geral da Casa Civil do estado e diretor administrativo-financeiro do Detran, além de conselheiro da Paranaprevidência.
Oposição ao governador do estado, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) usou suas redes sociais neste sábado (14) para criticar a nomeação. “Compromisso zero com a luta das mulheres e dos negros na representação institucional e política”, escreveu a presidente do PT.