Meio ambiente

Coleta Seletiva recolhe sete toneladas de materiais em três dias de shows

Trabalho realizado pelas cooperativas gera renda para mais de 140 famílias em Maceió

Por Ascom Sudes 16/01/2023 07h07 - Atualizado em 16/01/2023 08h08
Coleta Seletiva recolhe sete toneladas de materiais em três dias de shows
Campanha Coleta Seletiva é Massa recolhe mais de 6 toneladas de materiais em três dias de show do Verão Massayó - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Elaborada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a campanha Coleta Seletiva é Massa tem o objetivo de manter o ambiente Verão Massayó confortável e limpo para que os cidadãos aproveitem a festa. O trabalho realizado pelas cooperativas Catamundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, que atuaram nos primeiros três dias de shows, resultou em sete toneladas de recicláveis recolhidos.

Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado pelas cooperativas também gera renda para mais de 140 famílias de cooperados em Maceió.

Jean Pierre, um dos maceioenses que aproveitou as atrações do Verão Massayó, diz que a iniciativa da Prefeitura ajuda a ativar a consciência de preservação do meio ambiente.

"Creio que a ação realizada pela Prefeitura tem o intuito de trazer benefícios não só para os dias de hoje, mas também para o futuro. Além disso, essa atividade gera uma renda extra para os trabalhadores e deixa as pessoas mais conscientes de suas obrigações com o material reciclável", afirmou.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, destaca a importância dessa participação, tendo em vista os benefícios gerados para as cooperativas e também para o meio ambiente.

"As cooperativas têm papel importante na limpeza de nossa cidade e isso nem sempre é valorizado. No Verão Massayó, a Prefeitura deu destaque e achou uma oportunidade delas contribuírem para que a festa fique ainda mais linda. Dessa forma, o meio ambiente agradece a destinação correta dos materiais que é feita pelos catadores e essa ação ainda ajuda a sustentar mais de 140 famílias envolvidas", disse.

Uma das cooperadas que trabalhou durante o primeiro dia de shows, Erenilda do Santos afirma que o trabalho realizado por eles ajuda a preservar a natureza.

"O trabalho gera renda para nós e todos os catadores são ajudados. Muitos dependem desse serviço, então se torna muito importante. Fora isso, a gente ainda ajuda a preservar a natureza retirando o material reciclável".

A campanha Coleta Seletiva é Massa termina sua participação neste domingo (15), no último dia de atrações, com o trabalho sendo realizado por outras duas cooperativas parceiras da Prefeitura, a Coopvila e a Cooplum.

Além do trabalho com as cooperativas, a Sudes também preparou um esquema especial para a limpeza antes, durante e depois de cada dia de shows, onde 32 garis estão atuando na manutenção da limpeza do ambiente. Após o fim de cada dia, 20 agentes fazem a higienização, com o apoio de um caminhão pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

"Mesmo com o recolhimento dos recicláveis, muito material ainda está sendo encaminhado para o aterro. É uma quantidade enorme de lixo gerado, e isso precisa ser repensado por cada gerador, adotando um copo durante os eventos ou procurando um local que seja adequado para o descarte", completou a diretora.