Prefeitura retira mais de 1 milhão de quilos de entulhos das galerias em 2022
Geladeira, sofás, televisores e até carcaça de moto estão entre os itens retirados

A Prefeitura de Maceió realizou um intenso trabalho de limpeza de galerias pluviais ao longo do ano de 2022. O serviço, que é realizado de forma preventiva, retirou 1. 231.000 quilos de entulhos entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. A ação tem como objetivo amenizar alagamentos e combater o descarte irregular de lixo.
A limpeza e a manutenção dos sistemas de drenagem ocorreram em diversos pontos da capital, desde a parte alta até a parte baixa. Os trabalhos foram intensificados após o mês de julho, quando a Prefeitura de Maceió adquiriu novos equipamentos que possibilitaram tornar o serviço preventivo e não apenas emergencial.
“Nós intensificamos o serviço de manutenção preventiva das galerias durante o ano de 2022, que era um serviço que não era executado há anos e hoje, graças aos equipamentos que estão à disposição da Prefeitura, nós estamos conseguindo realizar essa manutenção, com a desobstrução preventiva das galerias de águas pluviais e não só emergencial.
Passo a passo estamos fazendo com que o sistema de drenagem funcione novamente”, explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.
O mês de setembro foi o responsável pelo maior volume de entulhos retirados de galerias, totalizando 244,4 toneladas. Entre os materiais retirados ao longo do ano, foi possível encontrar geladeira, televisores, sofás e até a carcaça de uma motocicleta, que foram descartados irregularmente dentro das galerias pluviais.
O descarte irregular de lixo e outros materiais provoca o mau funcionamento do sistema de drenagem, sendo um dos maiores responsáveis pelo alagamento de vias durante o período de chuvas, já que o acúmulo de entulho acaba obstruindo as galerias e impedindo o escoamento das águas pluviais.
Canais de atendimento
A Prefeitura de Maceió dispõe de um canal de comunicação para que o cidadão solicite a coleta de resíduos volumosos, através do número 0800 082 2600 ou do Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que realiza os agendamentos da coleta.
A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
