Governo vai traçar perfil da juventude alagoana para promover políticas públicas eficazes
Serão entrevistados quase quatro mil jovens, nos 102 municípios alagoanos
Aproximadamente quatro mil jovens alagoanos, de 15 a 29 anos, serão entrevistados para a pesquisa DATAJOVEM, que tem o objetivo de traçar o perfil detalhado dessas pessoas para a construção de políticas públicas mais eficazes. O mapeamento está previsto para ser iniciado em fevereiro deste ano, nos 102 municípios de Alagoas.
A pesquisa é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj-AL); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AL); a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); a Ufal, por meio do Laboratório das Juventudes (Labjuve), e o Instituto Unibanco.
"Queremos ouvir essas pessoas, saber melhor quem são e suas reais necessidades, para que nossas políticas públicas sejam criadas de maneira ainda mais eficaz e alinhadas com nossos adolescentes e jovens. Por isso, a participação ativa deste público é extremamente importante para o desenvolvimento de Alagoas", destacou o secretário especial de Planejamento e Orçamento da Seplag, Gabriel Albino.
O trabalho de mapeamento será dividido em duas etapas. A primeira terá uma linha de atuação quantitativa, onde vão ser aplicados questionários a partir de especificações como sexo, idade, grau de instrução, renda e distribuição territorial - urbana ou rural.
Já a segunda etapa será qualitativa, feita com pesquisas de campo, e entrevistas mais aprofundadas, com coletas de informações por meio de interações em grupos. A partir deste momento, serão produzidos relatórios mais específicos, de acordo com três temáticas estratégicas: Educação, Minorias e Socio-educativo.
Segundo o superintendente da Juventude da Selaj, Thiago Souza, a pesquisa é pioneira no que se refere ao detalhamento de informações sobre adolescentes e jovens de Alagoas. "Precisamos de informações e dados mais detalhados sobre a juventude de Alagoas. Por isso, vamos realizar a primeira pesquisa alagoana para extrair o perfil dos nossos jovens e, com isso, viabilizar políticas públicas ainda mais de acordo com a realidade dessas pessoas", informou Thiago Souza.
Quem quiser acompanhar novidades da pesquisa, pode seguir a página @data.jovem, no Instagram.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
