Geral

Presidente do Tribunal de Contas participa de palestra com prefeitos de municípios

O evento segue até essa sexta-feira (20) no Centro Convenções

Por Assessoria 20/01/2023 09h09
Presidente do Tribunal de Contas participa de palestra com prefeitos de municípios
Congresso dos Municípios - Foto: Assessoria

Em um auditório lotado de técnicos municipais, prefeitos e autoridades, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, fez a palestra magna sobre “Eficiência e Transparência na Gestão Pública”, no Congresso dos Municípios Alagoanos 2023, na noite desta quinta-feira, dia 19. O evento segue até dia 20 de janeiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, com palestras técnicas.

Em 2019, o ministro também participou do evento da AMA quando destacou que promover capacitações, informações são a chave de qualquer gestão eficiente para ter bons recursos humanos.

O ministro reconheceu a importância do TCU em contribuir, por meio do exemplo e na divulgação de boas práticas, para o aperfeiçoamento das administrações públicas municipais, “Mais do que nunca é imprescindível alcançarmos o máximo de eficiência e transparência na administração. Reconheço os desafios que todos vocês enfrentam em fazer com que as 102 municipalidades sejam motivo de orgulho para nosso país pelo esforço que fazem em promover uma gestão responsável.”

O ministro foi conduzido à presidência do TCU no final de 2022. Ele diz que, vem de Rui Barbosa, a maior lição que diariamente orienta suas ações como integrante da corte. Bruno Dantas tem uma visão moderna do papel da Administração Pública, e acredita que a realidade brasileira é mais árdua e complexa do que é possível enxergar a partir dos gabinetes.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressaltou que o Congresso está sendo um sucesso de público e agradeceu a presença do Ministro Bruno Dantas. “ A presença do ministro representa a firme parceria entre os órgãos de controle e fiscalização municipal. Buscamos não ser punidos: o que se busca é eficiência, desburocratização e zelo com recursos públicos”, destacou.

O governador Paulo Dantas lembrou que tem uma longa história com o municipalismo, já foi prefeito e entende quais são as dificuldades enfrentadas nas cidades. “É uma honra participar desse Congresso”

“É muito importante a parceria da AMA com os órgãos de controle, pois isso reforça o diálogo entre todos os setores da administração pública”, afirmou o Senador Renan Calheiros.

Também esteve presente na solenidade, o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Fernando Toledo; representantes de órgãos de controle, Sebrae, secretários de estado, prefeitos, técnicos municipais, entre outras diversas autoridades.

Moderno, e com ambientes para troca de saberes e negócios, o Congresso é voltado para servidores públicos, não apenas municipais, como também para todas as pessoas que trabalhem direta ou indiretamente com gestão pública.