Socorristas do Samu fazem parto dentro de ambulância na Avenida Rota do Mar
Grávida de 39 semanas e sem sinais prévios de parto deu à luz ainda a caminho da maternidade
Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizaram, nesta segunda-feira (23), o parto de mais uma criança, enquanto faziam o translado da mãe para a Maternidade Santo Antônio, em Maceió. O procedimento ocorreu em plena Rota do Mar, avenida que liga os bairros Benedito Bentes e Guaxuma, na capital alagoana.
A mãe da criança, de apenas 24 anos, e grávida de 39 semanas, foi atendida inicialmente em casa, ainda no Benedito Bentes, mas, a caminho da unidade de saúde, começou a apresentar sintomas do trabalho de parto. "Imaginávamos que daria tempo de chegar à Maternidade Santo Antônio, porque a gestante não relatava dores comuns do trabalho de parto, nem teve nenhum tipo de sangramento ou rompimento da bolsa amniótica", relatou a socorrista do Samu, Rosemary Gonçalves.
Diante do novo quadro clínico apresentado pela gestante, onde os músculos do abdome estavam fazendo as contrações, os socorristas decidiram parar a viatura para realizar o parto, uma vez que não havia mais tempo para prosseguir com o traslado até a maternidade.
Estacionados na Avenida Rota do Mar, a pequena Daphne veio ao mundo sem nenhuma complicação, segundo a também socorrista do Samu, Cícera Santos. “Foi um dos partos mais fáceis que já vi na vida. A gente até brincou que a criança praticamente nasceu sozinha, com todos os sinais vitais normais e sem nenhuma complicação”, relatou.
Depois de todos os protocolos de parto realizados com a ambulância parada na Rota do Mar, a mãe e a recém-nascida foram encaminhadas à Maternidade Santo Antônio, para receberem os exames e procedimentos pós-parto.
Na equipe do Samu Alagoas, também estava o condutor socorrista Jessé Santos, que, com a viatura parada e, em segurança, conseguiu registrar as imagens do parto.
Quando acionar o Samu
O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender casos obstétricos, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por armas branca e de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.
O serviço também pode ser acionado para atender casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
