JHC apresenta sistema para modernização de semáforos em Maceió
Entre as iniciativas estão a implantação de semáforos 4G e semáforos inteligentes
O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nesta quinta-feira (26), novas tecnologias de inovação que vão modernizar o serviço de transporte na capital. Com as tecnologias que passam a ser utilizadas, o Município garante melhorias no tráfego de veículos e na qualidade de vida dos maceioenses. JHC avalia a iniciativa como garantia do bem-estar da população.
“Vamos mudar a dinâmica dos semáforos da nossa cidade. Todos os investimentos são com foco principal em diminuir o tempo da população no trânsito e garantir o bem-estar dos maceioenses. Antigamente, a gente tinha uma mistura de tecnologias que não se conectavam entre si. Então estamos saltando de duas gerações de semáforos de uma vez só, colocando 4G alinhando com a inteligência artificial”, explica o prefeito.
Entre as modernizações está a implantação de semáforos 4G que vão atuar, inicialmente, no Centro e na Avenida Comendador Gustavo Paiva. As operações serão iniciadas com 47 novos semáforos, sendo 33 no Centro de Maceió e 14 na Avenida Comendador Gustavo Paiva. A gestão dos semáforos será via satélite, em tempo real e será acompanhada na palma da mão, com smartphones e também por agentes do Núcleo de Operação Integrada (NOI).
O superintendente de Transporte e Trânsito de Maceió, André Costa, destaca que Maceió está se tornando cada vez mais moderna e inteligente.
“Estamos iniciando na parte dos semáforos um grande investimento que está sendo feito. E essa é a visão que o prefeito tem para a cidade se tornar mais moderna e através disso resolver problemas das pessoas. Não é só tecnologia pela tecnologia, o principal é a gente conseguir resolver problemas reais que atingem as pessoas cotidianamente, seja em transporte coletivo ou em veículo particular”, frisou André Costa.
A implantação de semáforos inteligentes também está entre as medidas. As avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima terão instalação de semaforização inteligente. Serão 30 intersecções de semáforos, desde o viaduto da antiga PRF, até a Praça do Centenário.
Os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais.
Além disso, estudos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando com a viagem feita antes do afundamento dos bairros.
Também será implantado semáforo com instruções sonoras, em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, no Centro. O equipamento emite um som de bipe que facilita a identificação dos dispositivos, além de informativos sonoros e em braille, possibilitando a travessia segura. O dispositivo possui informativos em braile e também emite a mensagem no indicador sonoro para as pessoas que não possuem a leitura em braile. O dispositivo também será implantado em outros pontos da cidade, posteriormente.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
