Região Metropolitana de Maceió

Após ação da Casal, abastecimento é retomado em Rio Largo

Captação na Mata do Rolo ficou suspensa após vazamento de esgoto de galeria atingir área de proteção permanente

Por Secom Alagoas 26/01/2023 18h06
Após ação da Casal, abastecimento é retomado em Rio Largo
Após ação da Casal, abastecimento é retomado em Rio Largo - Foto: Secom Alagoas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que não opera e nem é responsável por nenhuma rede coletora de esgoto de Rio Largo desde julho de 2021, quando os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da cidade foram assumidos pela concessionária BRK.

O trabalho da Casal na cidade concentra-se em efetuar a captação e o tratamento da água, que é repassada para a BRK distribuir aos moradores.

Conforme já foi constatado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), foi encontrado esgoto bruto na galeria de águas pluviais da Prefeitura de Rio Largo, a qual foi multada por vários crimes ambientais, entre eles despejar esse esgoto em uma área de proteção permanente (APP).

Análises laboratoriais da Casal também confirmaram que o efluente presente nessas galerias, que deveriam conduzir apenas água da chuva, é esgoto bruto. Assim, cabe ao ente gestor dessas galerias responder pela situação, conforme determinam a legislação do setor e os órgãos de fiscalização.

A Casal, por sua vez, adotou as medidas necessárias para proteger a captação Mata do Rolo e já conseguiu retomar a produção de água, com vazão reduzida, para assim permitir que a água chegue com segurança, qualidade e regularidade a 65% dos moradores de Rio Largo.