Ministério Público ingressa com ação contra o Município de Cajueiro por descarte irregular de lixo
No documento, o Ministério Público solicitou a suspensão imediata do descarte do lixo e a limpeza do terreno em até 72h
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ingressou com uma ação civil pública contra o Município de Cajueiro após a constatação de descarte irregular de lixo em propriedade privada. Na ação, o MP solicita que a justiça determine a retirada do lixo do local, a apresentação de projeto de restauração do ambiente afetado e a apresentação de projeto de aterro sanitário, medidas a serem adotadas em até 90 dias, com multa diária de R$ 2 mil a contar do inadimplemento.
O promotor de Justiça Frederico Monteiro explica que o MP enviou ofício à Prefeitura Municipal em dezembro de 2022 pedindo esclarecimentos sobre denúncia de descarte irregular de lixo em propriedade privada na Comunidade Luango. No documento, o Ministério Público solicitou a suspensão imediata do descarte do lixo e a limpeza do terreno em até 72h.
Em ofício, a Prefeitura informou não ter conhecimento do fato e afirmou ter feito a limpeza do local. Porém, em visita ao local, o MP constatou que continuaram a descartar lixo na propriedade e, segundo moradores, a limpeza do local não chegou a ser feita pelo Município.
“Em 16 de janeiro, fomos ao assentamento Luango, na cidade de Cajueiro. Estivemos in loco e constatamos que o Município não atendeu às recomendações do Ministério Público para a retirada dos resíduos sólidos descartados de forma irregular”, explicou o promotor de Justiça.
Por conta do desrespeito às normas de proteção ambiental, o MP entrou na justiça com a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, com pedido de tutela antecipada. A ação também prevê obrigação de fazer à Prefeitura e indenização pelos danos causados.
Últimas notícias
Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante operação em Coruripe
Ex-PM foragido há mais de dois anos por homicídio é preso em Arapiraca
Alagoas embarca 100 alunos da rede pública para intercâmbio na Inglaterra
[Vídeo] Atualização do Plano Diretor de Maceió mobiliza vereadores e sociedade civil
Sefaz mantém cobrança de quase R$ 788 mil contra Americanas em Alagoas
Mercados e feiras de Maceió terão horário especial no feriado de Finados
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
