Rotam promove aulas de artes marciais para crianças
Crianças da rede pública de ensino são orientadas por policiais militares com princípios e valores da cidadania

Promover segurança vai muito além do policiamento ostensivo, que é o dever constitucional da Polícia Militar. Desenvolver ações que fortaleçam a aproximação entre polícia e sociedade também é uma estratégia de Segurança Pública. Pensando nisso, o Batalhão de Polícia Militar de ROTAM desenvolveu o Projeto Raiadinhos, que atende diversas crianças da rede pública de ensino, bem como parentes de policiais, através de aulas gratuitas de artes marciais, nas quais são transmitidos princípios e valores fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão.
Atualmente o Projeto Raiadinhos conta com a participação de 50 alunos que participam de aulas gratuitas de artes marciais nas modalidades de jiu-jitsu e taekwondo. O público alvo são crianças de escolas públicas de Maceió, através de parcerias que foram estabelecidas com a Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no Vale do Reginaldo, e com a Escola Municipal Higino Belo, situada no bairro do Farol. O projeto também é direcionado para as crianças parentes de policiais que compõem a Segurança Pública alagoana.
A atual sede do BPM ROTAM leva o nome do Major Rodrigo Moreira Rodrigues, militar morto em serviço no ano de 2016. Como forma de homenagear mais uma vez o saudoso oficial, seu filho Daniel Omena Rodrigues, de sete anos, foi convidado para ser o aluno 01 do Projeto Raiadinhos. Ele e sua mãe aceitaram o convite e estiveram na sede da Unidade Especializada onde puderam ver o antigo armário do Major Rodrigues e também sua farda, que está exposta no batalhão como forma de honra e homenagem.
A partir de 2022 o Batalhão de Rotam passou a contar com um Centro de Treinamento que é composto por uma academia de musculação e um dojô, onde é desenvolvido o Projeto Raiadinhos.
A estruturação da academia de musculação do Centro de Treinamentos da Rotam só foi possível graças aos recursos advindos do Sistema Único de Segurança Pública(SUSP) e da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP). A academia tem por objetivo principal valorizar a saúde física dos policiais militares, possibilitando que estejam aptos a desenvolverem suas atribuições com o mais alto preparo físico, além de promover a longevidade e qualidade de vida a estes profissionais.
Já o Projeto Raiadinhos ocorre no Dojô Rotam, tendo sido idealizado durante a gestão do coronel Marlon Araújo. O projeto se concretizou no mês de novembro de 2022 e contou com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), que forneceu o tatame que hoje é utilizado nos treinamentos.
A inauguração do Centro de Treinamento contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Pedro Moura, do secretário executivo de Políticas Públicas da SSP, Tenente-coronel Patrick Madero, e do chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, Emerson de Barros Correia Moura. Também estiveram presentes comandantes de área e de unidades da capital e do interior.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
