Rotam promove aulas de artes marciais para crianças
Crianças da rede pública de ensino são orientadas por policiais militares com princípios e valores da cidadania
Promover segurança vai muito além do policiamento ostensivo, que é o dever constitucional da Polícia Militar. Desenvolver ações que fortaleçam a aproximação entre polícia e sociedade também é uma estratégia de Segurança Pública. Pensando nisso, o Batalhão de Polícia Militar de ROTAM desenvolveu o Projeto Raiadinhos, que atende diversas crianças da rede pública de ensino, bem como parentes de policiais, através de aulas gratuitas de artes marciais, nas quais são transmitidos princípios e valores fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão.
Atualmente o Projeto Raiadinhos conta com a participação de 50 alunos que participam de aulas gratuitas de artes marciais nas modalidades de jiu-jitsu e taekwondo. O público alvo são crianças de escolas públicas de Maceió, através de parcerias que foram estabelecidas com a Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no Vale do Reginaldo, e com a Escola Municipal Higino Belo, situada no bairro do Farol. O projeto também é direcionado para as crianças parentes de policiais que compõem a Segurança Pública alagoana.
A atual sede do BPM ROTAM leva o nome do Major Rodrigo Moreira Rodrigues, militar morto em serviço no ano de 2016. Como forma de homenagear mais uma vez o saudoso oficial, seu filho Daniel Omena Rodrigues, de sete anos, foi convidado para ser o aluno 01 do Projeto Raiadinhos. Ele e sua mãe aceitaram o convite e estiveram na sede da Unidade Especializada onde puderam ver o antigo armário do Major Rodrigues e também sua farda, que está exposta no batalhão como forma de honra e homenagem.
A partir de 2022 o Batalhão de Rotam passou a contar com um Centro de Treinamento que é composto por uma academia de musculação e um dojô, onde é desenvolvido o Projeto Raiadinhos.
A estruturação da academia de musculação do Centro de Treinamentos da Rotam só foi possível graças aos recursos advindos do Sistema Único de Segurança Pública(SUSP) e da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP). A academia tem por objetivo principal valorizar a saúde física dos policiais militares, possibilitando que estejam aptos a desenvolverem suas atribuições com o mais alto preparo físico, além de promover a longevidade e qualidade de vida a estes profissionais.
Já o Projeto Raiadinhos ocorre no Dojô Rotam, tendo sido idealizado durante a gestão do coronel Marlon Araújo. O projeto se concretizou no mês de novembro de 2022 e contou com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), que forneceu o tatame que hoje é utilizado nos treinamentos.
A inauguração do Centro de Treinamento contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Pedro Moura, do secretário executivo de Políticas Públicas da SSP, Tenente-coronel Patrick Madero, e do chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, Emerson de Barros Correia Moura. Também estiveram presentes comandantes de área e de unidades da capital e do interior.
Últimas notícias
Carreta carregada de ração tomba e pega fogo em Porto Real do Colégio
Hospital de Emergência acolhe mais de 540 pessoas no feriadão da Padroeira de Arapiraca
Família Cavalcante reafirma fé e tradição nas festividades da Padroeira de São Luís do Quitunde
Projeto Poste Limpo vai reorganizar quase 18 quilômetros de cabos no Centro de Maceió
Heloísa Helena diz que Banco Master de lavar dinheiro do narcotráfico e critica proteção até da esquerda
Turnê Internacional Sahaja Yoga 2026 apresenta concerto gratuito no Teatro Deodoro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
