Menos da metade dos alunos matriculados em AL concluiram o ensino superior em 2021
Dados refletem as políticas de cortes e o abandono às instituições
No estado de Alagoas 16.742 alunos entraram em instituições do ensino superior, enquanto 8.706 chegaram a concluir as suas graduações no ano de 2021. É o que releva o levantamento feito pelo Ministério da Educação.
De acordo com o levantamento,12.177 ingressaram em instituições em Maceió e 2.469 em Arapiraca, além das demais cidades com faculdades em todo o estado. Contudo, quase 50% desse total sequer representa o número de estudantes concluintes naquele mesmo ano.
Com relação ao número de estudantes concluintes do ensino superior em 2021 em Maceió, somente 7.068 foram registrados. Em Arapiraca, esse número foi de 831 estudantes.
Além de haver uma diferença notável na quantidade de estudantes que dão entrada no ensino superior, há também um grande número de alunos trancando as suas matrículas. Em 2021, em Alagoas, um total de 10.650 matrículas foram paralisadas no estado. Desse total, 9.479 foram em Maceió e 1.190 em Arapiraca.
Os dados referentes ao ano de 2022 ainda não foram publicados pelo Ministério da Educação, contudo, é possível traçar uma relação com os cortes feitos nessa área pelo governo Bolsonaro, que cortou quase R$5 bilhões do orçamento do Ministério da Educação e quase R$2,7 bilhões do MEC em 2021.
Outro fator a ser levado em consideração para analisar estes dados é o da pandemia da Covid-19, que ainda se encontrava em seu segundo ano em território nacional.
Últimas notícias
Dosimetria: Moraes nega pedido de Debora do Batom para reduzir pena
Hantavírus: militares saltam de paraquedas em ilha para deixar remédio
Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para cidades de Alagoas
Deputado bolsonarista manda ofício à CBF pedindo convocação de Neymar para Copa
Filha doa medula para salvar a vida de mãe com leucemia
Ypê: entenda os próximos passos após empresa recorrer de decisão da Anvisa
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
