HGE conta com prontuário eletrônico para agilizar atendimento aos pacientes
Sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da unidade
Armazenar o histórico médico do paciente e permitir que o profissional de saúde cadastre informações como resultados de exames, solicitações, prescrições, evoluções, dentre outros dados referentes ao quadro clínico são algumas das facilidades de um sistema de prontuário eletrônico dentro de uma unidade hospitalar. E foi pensando nisso que a Gerência do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, através do setor de Tecnologia da Informação (TI), criou o Gesthosp PEP.
De acordo com Gustavo Levino, analista de sistemas e responsável pelo programa, o Gesthosp PEP surgiu em um momento em que o HGE já contava com um robusto sistema de gestão hospitalar, desenvolvido por sua equipe de TI, o Gesthosp Web. “A intenção era dar continuidade à evolução tecnológica do que já tínhamos. O próximo passo seria criar um sistema voltado para atendimento do paciente, integrado ao Gesthosp Web. Já tínhamos observado que existia a necessidade de se registrar eletronicamente os atendimentos médicos nas unidades de saúde que compõem a rede da Sesau”, explicou.
O sistema foi inicialmente implantado no Ambulatório do HGE e, atualmente, está sendo utilizado também nos setores de Pediatria, Unidade de Dor Torácica (UDT), Unidade de AVC e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além dos Hospitais do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, e Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.
Por meio do Gesthosp PEP é possível traçar um histórico médico mais preciso do paciente, uma vez que, depois de cadastrados, os dados ficam concentrados em um único prontuário, segundo afirmou o analista. “Então, mesmo se paciente precisar se consultar em outro local que também possua o sistema, o médico terá acesso ao histórico médico completo anterior, facilitando e trazendo mais agilidade ao atendimento”, destacou Gustavo.
Ele ainda acrescentou que, através do acesso eletrônico às prescrições médicas, as farmácias, em cada unidade de saúde, podem realizar uma gestão mais eficiente na dispensação de medicamentos.
Assistência
Para o médico Allan Vieira, um dos profissionais que atendem na área azul do HGE, o prontuário eletrônico tem facilitado a condução dos casos atendidos, além de facilitar a comunicação dentro do hospital e garantir a administração das medicações com segurança.
“Quando o médico realiza o atendimento através da escrita, pode haver enganos devido à ilegibilidade do documento, quando lido por outras pessoas. Quando isso passa a ser eletrônico, o profissional de saúde não se preocupa mais com esse problema, evitando que falhas humanas prejudiquem os registros”, acrescentou.
Fernando Melro, gerente do HGE, afirmou, ainda, que o registro eletrônico dos atendimentos médicos tem otimizado a produtividade da equipe, reduzindo custos operacionais e proporcionado segurança das informações do paciente. “Estamos trabalhando para prestar o melhor atendimento à população que busca nosso hospital. O prontuário eletrônico faz parte disso, pois traz mais praticidade aos profissionais e agilidade no atendimento, bem como segurança aos pacientes. Além de permitir uma avaliação integral do paciente, pois é possível ver a conduta tomada por outros profissionais. Tudo isso faz com que os diagnósticos sejam mais concretos e a terapêutica mais assertiva”, ressaltou o gestor.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, investir na modernização das unidades de saúde estaduais é fundamental e a tecnologia é uma importante aliada. "Por meio dela agilizamos a assistência aos pacientes que procuram nossas unidades, principalmente no caso do HGE, que é porta aberta e recebe um grande contingente de pessoas todos os dias", salientou o gestor da saúde estadual.