Avança discussão sobre o termo de conduta para duplicação da BR-101 em Alagoas
Ministro Renan Filho apresentou plano de ações a lideranças indígenas, representantes do MPF, do DNIT, da Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena
Reunião nesta sexta-feira (10) em Alagoas resultou no avanço da elaboração do termo de ajustamento (TAC) que vai permitir a retomada das obras de duplicação da BR-101/AL. A rodovia federal atravessa terras indígenas nos municípios alagoanos de Joaquim Gomes, São Sebastião e Porto Real do Colégio. Para que as obras possam continuar, a assinatura do documento é necessária.
Participaram da discussão, que foi mediada pelo Ministério Público Federal (MPF), o ministro dos Transportes, Renan Filho, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Ações
A execução pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, das ações previstas no Plano Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI), é essencial para que o TAC seja assinado. Nesta sexta, o ministro Renan Filho apresentou o plano de ações às lideranças indígenas. A próxima etapa da discussão envolve a revisão final do TAC para aprovação de todos os envolvidos assim como assinatura do termo, que permitirá a retomada das obras.
“Sempre fui um defensor dos povos originários. Acompanho esse problema que se estende há anos sem uma solução. Como cidadão alagoano o meu interesse não se restringe a fazer só a obra. Quero fazer a obra e o Plano Básico Ambiental da melhor forma para todos”, afirmou o ministro.
Últimas notícias
Alagoas em um só lugar. Assim será a Feira dos Municípios 2026
Motociclista fica ferido após queda na AL-115, em Palmeira dos Índios
Prefeitura de Igaci realiza pagamento do rateio da Educação e reforça valorização dos profissionais
Clássico de Shakespeare ganha nova leitura em Maceió com estreia de “Romeu e Julieta”
Verão Massayó consolida capital alagoana como destino turístico nacional
[Vídeo] Homem é flagrado furtando tonel de água durante a madrugada no bairro Farol
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
