“Democracia foi testada em nossos dois países”, diz Biden em encontro com Lula
Presidente brasileiro declarou que país ficou isolado por quatro anos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, nesta sexta-feira (10), durante encontro com o chefe do Executivo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a democracia em ambos os países foi testada, com semelhança na agenda de ambos.
“A democracia foi testada em nossos dois países. Nossas agendas mútuas soam muito semelhantes. Afirme o apoio inabalável dos EUA à democracia”, disse Biden.
Rejeitar a violência política e depositar grande confiança em nossas instituições democráticas. Devemos continuar defendendo a democracia e nossos valores. Não apenas em nosso hemisfério, mas em todo o mundo. Estes são os nossos princípios fundamentais”, continuou.
O líder norte-americano agradeceu o compromisso do presidente brasileiro em promover a parceria entre as nações, o que é bom para os países e para todo mundo.
Em resposta, Lula expôs que o Brasil se isolou por quatro anos, se referindo ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Parabenizo-o por seu discurso do Estado da União. Cairia muito bem se fosse feito no Brasil. Parece que ele desprezava as relações internacionais”.
Biden replicou que parecia familiar, em referência a Donald Trump, ex-presidente dos EUA.
Questão climática
Durante a conversa, que durou cerca de 20 minutos, Lula e Biden falaram da importância da defesa das questões de proteção climática. A repórter da CNN Brasil, Mariana Janjá como acompanhou a conversa entre os dois líderes. Lula deu ênfase à questão e defendeu a política de desmatamento zero e que será tratada com seriedade e que “defender a Amazônia é defender a vida”.
Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula disse que a Amazônia foi “muito devastada os últimos anos”.
Um assunto ambos também comentaram foi sobre democracia. Lula disse que os dois devem se unir para evitar um novo capítulo do que ocorreu no Capitólio e, novamente, criticou Bolsonaro sem citar o nome do ex-presidente.
“Estou começando um mandato depois de um presidente que se isolava internacionalmente, cuja o mundo começava e terminava em fake news”, disse Lula durante a conversa, que foi interrompida com uma risada e uma frase de Biden. “Parece familiar”, declarou o presidente dos EUA.
(*Publicado por Douglas Porto com informações da CNN Internacional)
Últimas notícias

Musico Alagoano Hermeto Pascoal morre aos 89 anos

Homem é preso por atacar filho com golpes de faca e reagir à abordagem da PM em Minas

Mais de 100 mil pessoas participam de protesto em Londres convocado por ativista de extrema direita

PM apreende 17 armas de fogo e mais de 10 Kg de drogas na última semana em Alagoas

Carro roda na pista e se choca contra mureta na Avenida Josefa de Melo

Biota alerta para regras de convivência durante temporada reprodutiva de baleias-jubarte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
