Brasil

Mocidade Alegre vence o carnaval de SP pela 11ª vez com história do 1º samurai negro

Mancha Verde ficou em segundo lugar, e Império de Casa Verde, em terceiro

Por G1 21/02/2023 18h06
Mocidade Alegre vence o carnaval de SP pela 11ª vez com história do 1º samurai negro
Aline de Oliveira, rainha de bateria da Mocidade Alegre comemora na quadra da escola - Foto: Celso Tavares/G1

A Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo. A Mancha Verde ficou na segunda colocação, e a Império de Casa Verde, em terceiro lugar.

A escola conquistou seu 11º título e, ao lado da Nenê de Vila Matilde, se torna a segunda escola com mais vitórias ao longo da história do carnaval paulista, atrás apenas da Vai-Vai.

Resultado final do Carnaval de São Paulo. Arte/G1

A campeã foi a quarta escola a entrar na Avenida no sábado (18), com o enredo "Yasuke", imigrante africano que se tornou um samurai respeitado no Japão.

Aline de Oliveira, rainha de bateria da Mocidade, afirmou ao g1 que o título estava "engasgado". "Eu estou extremamente feliz, já estou até sem voz. Esse grito de 'campeã' estava engasgado na nossa garganta. E é isso: nós viemos com garra, com muita força, muita união, mostrando que a nossa comunidade é capaz de fazer, cheia de essência. Vamos para cima! Nós somos campeões do carnaval 2023. Muito, muito, muito obrigada. Eu estou muito feliz, radiante, em êxtase!"

A apuração das notas do carnaval 2023 de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, apresentada pelo locutor Antônio Pereira da Silva Neto, o Zulu, e foi acirrada, decidida no critério de desempates. 

As escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo.

Não foi permitida a entrada de torcida das escolas para acompanhar a apuração e cada uma delas pôde levar até dez representantes.

Nenhuma escola do Grupo Especial recebeu punição neste ano. Na tarde de segunda (20), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu a ordem que as notas dos quesitos serão reveladas. Ao todo, são nove quesitos e quatro jurados para cada um dos deles. Neste ano, os jurados podem dar notas de 8 a 10.

Para o desfile das campeãs, classificam-se as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, as duas primeiras colocadas do Acesso 1 e a primeira do Acesso 2. O desfile das campeãs acontece neste sábado (25).