Governo de Alagoas precisa adotar ações para conter praga que pode afetar economia do estado
O Ministério da Agricultura inclui o Estado como federação com ocorrência de praga que causa a Sigatoka Negra
O Governo de Alagoas recebeu alerta vermelho na área da agricultura que poderá afetar a economia. A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, incluiu o estado alagoano como unidade da federação com ocorrência da praga quarentenária presente Pseudocercospora fijiensis, que causa a Sigatoka Negra.
De acordo com informações baseadas em estudos, sem medidas de controle, a Sigatoka Negra pode reduzir até em 50 % o peso do cacho de bananas e causar perdas de 100% da produção devido ao deterioramento na qualidade. O nome do fungo tem origem no vale de Sigatoka nas Ilhas Fiji onde foi identificada pela primeira vez em 1912. Durante os seguintes 40 anos, a doença se difundiu a todos os países produtores de banana.
Há também pesquisas que a consideram como a doença foliar mais destrutiva e de maior valor econômico nos cultivos de banana e da banana-comprida.
Caso não adote medidas de prevenção e de combate urgentes para evitar que a doença entre no Estado, estaria sendo colocado em risco vários empregos diretos e indiretos proporcionados pela cultura da banana que é de grande importância social e econômica para o Estado.
Em Alagoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Produção Agrícola de 2020, os maiores produtores de banana por toneladas são os municípios de União dos Palmares (20.700 toneladas), Santana do Mundaú (14.000t), Colônia Leopoldina (11.000t), Jacuípe (6.300t), Maragogi (5.440t), Murici (4.800t), Porto Calvo (4.800t), Joaquim Gomes (4.000t), Porto de Pedras (3.750t) e Novo Lino (2.800).
Últimas notícias
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Reeducando é encontrado morto na Penitenciária Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
