Geral

Homem que se entregou por participar de chacina no MT era CAC e ostentava armas nas redes

Edgar Ricardo de Oliveira foi preso nesta quinta após se entregar à polícia

Por 7Segundos com CNN Brasil 23/02/2023 18h06
Homem que se entregou por participar de chacina no MT era CAC e ostentava armas nas redes
A chacina deixou sete mortos, entre eles uma menina de 12 anos - Foto: Reprodução

Edgar Ricardo de Oliveira, suspeito de fazer parte da chacina no em um bar no município de Sinop, no Mato Grosso, que deixou sete mortos, entre eles uma menina de 12 anos, e foi preso nesta quinta-feira (23), ao se entregar, é CAC (colecionador, praticante de tiro esportivo ou caça) e ostentava armas nas redes.

Com antecedente de violência doméstica, especialistas ouvidos pela CNN que ele não poderia ter registro ou ter arma de fogo.

Uma alteração da lei Maria da Penha, sancionada pelo governo Bolsonaro em 2019, determina que seja verificado pela polícia se o agressor possui registro de arma de fogo e, em caso positivo, seja determinada imediatamente a apreensão da arma.

A CNN questionou ao Exército o motivo pelo qual ele tinha o registro de CAC e também à Polícia Civil para saber se foi checado, quando passou pela delegacia.

O número de registros para CACs disparou durante o governo Bolsonaro. Segundo dados levantados pelo Instituto Sou da Paz junto ao Exército via Lei de Acesso à Informação, o número sai de 350 mil em 2018 para 1,2 milhão ao fim de 2022 – o crescimento é de 259% no total do país.

O país é dividido em 12 regiões pelo Exército, e a que compreende MT e MS foi a segunda do país em crescimento percentual de registros de novos Cacs: aumento de 626%, de pouco mais de 8 mil em 2018 para 65,3 mil em 2022.A região do país que registrou maior crescimento de CACs foi a que compreende AM, AC, RO e RR, com crescimento de mais de 1043%, de 2600 armas para 30,2 mil.