UPA Chã da Jaqueira realiza mais de 137 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento
Unidade é a sétima construída em Maceió pelo Governo do Estado e atende por classificação de risco
Há um ano, Maceió ganhava a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizado no bairro Chã da Jaqueira, desde o primeiro dia de funcionamento, em 25 de fevereiro de 2022, o equipamento de saúde já realizou 137.015 atendimentos, sendo 46.304 clínicos, 13.089 pediátricos, 1.038 odontológicos e 2.404 ortopédicos, além de ter assegurado 58.285 exames laboratoriais e 15.890 de raios-X, que são caracterizados como exames de imagem.
Morando próximo à UPA Chã da Jaqueira, Fabiana Barbosa, de 20 anos, destacou as melhorias que a unidade trouxe para região. Ela buscou atendimento após sentir dores abdominais. “Já recebi atendimento algumas vezes e todos os funcionários sempre foram ótimos, sempre atenciosos. Podermos contar com uma UPA próximo de casa faz toda a diferença, pois já não precisamos nos deslocar para outro bairro, e isso facilita muito para nós”, disse.
Já a dona de casa Janicleide da Silva, de 43 anos, procurou a unidade após a neta sofrer dores fortes na região da barriga. Ela contou que buscou atendimento de urgência e, após passar por exames, a pequena Ayla Gabriel foi diagnosticada com apendicite. “Estou muito grata com todos da UPA Chã da Jaqueira. Quando chegamos aqui tivemos um atendimento rápido e todos foram muito prestativos com a minha neta. Fizeram vários exames e fecharam o diagnóstico de apendicite”, salientou
Para o secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a UPA Chã Jaqueira é um serviço de referência em assistência de urgência, que coloca à disposição da população atendimento ágil, humanizado e qualificado. “Nossa prioridade na área da saúde sempre foi oferecer um atendimento de qualidade, com conforto e segurança aos usuários. Estamos dedicando todo o nosso esforço para garantir que a população tenha atendimento de excelência”, enfatizou.
Perfil Assistencial
A unidade de saúde, que assegura assistência pré-hospitalar, foi construída com recursos próprios do Governo do Estado e funciona sob a gerência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A UPA Chã da Jaqueira é do tipo III e presta assistência 24 horas por dia, de domingo a domingo.
O atendimento é feito por meio de classificação de risco, ou seja, o paciente é triado e recebe o atendimento de acordo com a gravidade do problema de saúde apresentado. Em sua estrutura há leitos de observação e de urgência, além de consultórios, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, salas de gesso e de nebulização.
A diretora da UPA Chã da Jaqueira, Kelly Figueira, afirmou que a unidade de saúde foi um ganho importante para o bairro como instrumento de atendimento pré-hospitalar. “A UPA Chã da Jaqueira trouxe qualidade de vida para os moradores dessa comunidade, porque é um equipamento de saúde moderno, que trouxe vários avanços na saúde, por meio de um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
