UPA Chã da Jaqueira realiza mais de 137 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento
Unidade é a sétima construída em Maceió pelo Governo do Estado e atende por classificação de risco

Há um ano, Maceió ganhava a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizado no bairro Chã da Jaqueira, desde o primeiro dia de funcionamento, em 25 de fevereiro de 2022, o equipamento de saúde já realizou 137.015 atendimentos, sendo 46.304 clínicos, 13.089 pediátricos, 1.038 odontológicos e 2.404 ortopédicos, além de ter assegurado 58.285 exames laboratoriais e 15.890 de raios-X, que são caracterizados como exames de imagem.
Morando próximo à UPA Chã da Jaqueira, Fabiana Barbosa, de 20 anos, destacou as melhorias que a unidade trouxe para região. Ela buscou atendimento após sentir dores abdominais. “Já recebi atendimento algumas vezes e todos os funcionários sempre foram ótimos, sempre atenciosos. Podermos contar com uma UPA próximo de casa faz toda a diferença, pois já não precisamos nos deslocar para outro bairro, e isso facilita muito para nós”, disse.
Já a dona de casa Janicleide da Silva, de 43 anos, procurou a unidade após a neta sofrer dores fortes na região da barriga. Ela contou que buscou atendimento de urgência e, após passar por exames, a pequena Ayla Gabriel foi diagnosticada com apendicite. “Estou muito grata com todos da UPA Chã da Jaqueira. Quando chegamos aqui tivemos um atendimento rápido e todos foram muito prestativos com a minha neta. Fizeram vários exames e fecharam o diagnóstico de apendicite”, salientou
Para o secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a UPA Chã Jaqueira é um serviço de referência em assistência de urgência, que coloca à disposição da população atendimento ágil, humanizado e qualificado. “Nossa prioridade na área da saúde sempre foi oferecer um atendimento de qualidade, com conforto e segurança aos usuários. Estamos dedicando todo o nosso esforço para garantir que a população tenha atendimento de excelência”, enfatizou.
Perfil Assistencial
A unidade de saúde, que assegura assistência pré-hospitalar, foi construída com recursos próprios do Governo do Estado e funciona sob a gerência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A UPA Chã da Jaqueira é do tipo III e presta assistência 24 horas por dia, de domingo a domingo.
O atendimento é feito por meio de classificação de risco, ou seja, o paciente é triado e recebe o atendimento de acordo com a gravidade do problema de saúde apresentado. Em sua estrutura há leitos de observação e de urgência, além de consultórios, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, salas de gesso e de nebulização.
A diretora da UPA Chã da Jaqueira, Kelly Figueira, afirmou que a unidade de saúde foi um ganho importante para o bairro como instrumento de atendimento pré-hospitalar. “A UPA Chã da Jaqueira trouxe qualidade de vida para os moradores dessa comunidade, porque é um equipamento de saúde moderno, que trouxe vários avanços na saúde, por meio de um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou.
Últimas notícias

Empresário tentou justificar morte de gari em mensagens para a esposa

Festival na Padaria do Jomart reúne delícias fresquinhas e preços imperdíveis todas as sextas

Sobe para 17 o nº de mortos após bondinho descarrilar em Lisboa

Alexandre Ayres defende punição mais rigorosa para agressores sexuais e reforça cadastro de pedófilos em AL

Morre segunda vítima de invasão de carro desgovernado em residência da zona rural de Taquarana

Polícia prende em Pão de Açúcar dois acusados de estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
