Coral invasor ameaça meio ambiente e pode deixar praias ‘feias’ em AL
Primeiro avistamento em terras brasileiras aconteceu no Rio de Janeiro na década de 80
Um coral bioinvasor, conhecido como coral-sol, foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pela primeira vez em águas alagoanas no ano passado. Uma decisão da Justiça Federal no fim do mês passado reacendeu a discussão sobre o assunto.
O 7Segundos conversou sobre o caso com o professor da UFAL e especialista, Cláudio Sampaio, que explicou que a falta de controle dessa espécie pode trazer consequências irreversíveis para o meio ambiente alagoano.
De acordo com o especialista, o coral apareceu pela primeira vez no Brasil na década de 80 no Rio de Janeiro, associado a uma plataforma de petróleo. Em 2022, o coral invasor foi registrado em águas alagoanas no naufrágio Itapajé, em Jequiá da Praia. Recentemente, a espécie foi registrada na estrutura da monobia, em Coruripe.
A chegada desse coral no estado não vem de maneira "pacífica". Cláudio Sampaio explica que o invasor pode trazer inúmeros problemas para o turismo e para o meio ambiente do estado, como a homogeneização dos corais, além da redução das espécies nativas do litoral alagoano.
"O coral-sol pode reduzir a beleza dos nossos recifes, deixando de atrair turistas para nossas praias. O coral-sol quando invade um ambiente deixa tudo homogêneo, com a mesma cor amarelada-alaranjada, altera o comportamento dos peixes e isso tudo pode causar impactos no turismo e na pesca, importantes para nossa região".
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) entrou com um pedido por ações de controle na Justiça Federal, no entanto, teve seu pedido negado. A decisão foi publicada no último dia 28.
Para Cláudio, a decisão causará prejuízos no futuro. "Lamentamos profundamente a decisão. A falta de ação de controle e monitoramento dos vetores (estruturas associadas a plataformas contaminadas pelo coral-sol que fazem paradas nos portos alagoanos) contribui para que essa e outras espécies invasoras continuem e invadam outras regiões de nosso litoral, causando sérios prejuízos socioambientais."
O Ministério Público deve recorrer da decisão, mas a ameaça do coral-sol ainda não tem previsão para ser combatida.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar se pronuncia após derrota na disputa presidencial
Permissionários da Ceasa denunciam bloqueio durante protesto em Maceió
Motociclista fica ferido após trafegar em alta velocidade no Centro de Rio Largo
Thiago Prado critica boicote a comerciantes por suposto voto em Lula
Vazamentos causam desperdícios de água em Porto de Pedras há um mês
Câmeras registram momento em que jovem é morto a tiros na Santa Amélia
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
