Política

José Rainha é preso no Pontal após comandar invasões de fazendas em SP e no MS

Por R7 05/03/2023 13h01
José Rainha é preso no Pontal após comandar invasões de fazendas em SP e no MS
José Rainha, líder do FNL - Foto: Redes sociais

O líder da FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade), José Rainha Junior, foi preso neste sábado (4), em operação da Polícia Civil de São Paulo, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado de São Paulo. A operação prendeu também Luciano de Lima, outra liderança do movimento.

“As diligências foram decorrentes de mandados de prisões preventivas, pedidos e autorizados pela Justiça, de líderes de movimento de invasão de terras que exigiam vantagens financeiras de, pelo menos, seis vítimas”, informou, em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

A pasta ressaltou que as prisões não têm relação com as ocupações de terra realizadas pelo FLN no carnaval, na região. Há duas semanas, a FNL desencadeou o chamado "Carnaval Vermelho", invadindo oito fazendas no Pontal e uma no Mato Grosso do Sul.

O grupo alegou que as fazendas tinham sido reconhecidas como terras públicas, o que não foi confirmado pela justiça. Na maioria dos casos, foi dada liminar de reintegração de posse em favor dos proprietários.