Informações sobre visitas dos filhos de Bolsonaro ao Planalto podem ser divulgadas, decide CGU
A CGU tomou a decisão ao analisar recurso a um pedido feito por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI)
A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou que a Presidência da República torne pública a lista com todos os registros de entrada e saída dos quatro filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto, entre 2019 e 2022.
A CGU tomou a decisão ao analisar recurso a um pedido feito por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Inicialmente, ainda na gestão passada, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) havia negado a informação. “Haja vista que os registros de acesso às instalações presidenciais dos familiares do presidente da República e do vice-presidente estão classificados com o grau de sigilo reservado”, justificou a pasta à época.
Ao analisar o tema, a CGU interpretou que os dados das portarias dos palácios têm natureza pública. E que mesmo as informações restritas estão possíveis de serem divulgadas, uma vez que o mandato do presidente em questão já foi encerrado.
“Entende-se que a classificação da informação expirou e que deve prevalecer o princípio da transparência sobre as informações solicitadas, devendo ser concedido um prazo adequado para o atendimento do pedido de modo a não prejudicar as atividades rotineiras das áreas envolvidas”, diz o documento elaborado pelo órgão.
A Presidência da República tem dez dias para cumprir a decisão. Procurado, o ex-presidente Bolsonaro não se manifestou.
Últimas notícias
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Polícia flagra homem com cocaína no município de Palmeira dos Índios
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
[Vídeo] Homem que atirou contra clientes de bar em Ouro Branco é preso em ação da Polícia Civil
Homem embriagado ameaça companheira com faca e é levado à Central em Arapiraca
Assalto termina em luta corporal e suspeito agredido e preso na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
