Maceió

Sistema Pronto! terá mudança do número de atendimento nesta quarta (15)

Alteração no WhatsApp visa melhorar o tempo de resposta inicial ao usuário

Por Secom Maceió 13/03/2023 17h05
Sistema Pronto! terá mudança do número de atendimento nesta quarta (15)
Sistema Pronto! está disponível pelo WhatsApp e nas Unidades de Saúde. - Foto: Ascom SMS

O número de acesso ao Sistema Pronto! de marcação de consultas especializadas e exames complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mudar. A partir desta quarta-feira (15), para o usuário do SUS encaminhar suas solicitações de agendamento de solicitações médicas, terá que fazer uso do número (82) 3312-5492, que passará a ser o contato oficial para esse serviço na SMS.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia e Comunicação da saúde municipal, Rômulo Ribeiro, a mudança é resultado de uma parceria firmada com o aplicativo WhatsApp e tem a finalidade de expandir a ferramenta, melhorando o tempo da resposta automatizada para o usuário.

“Com a mudança, o número do Pronto! ficará sediado no ambiente de interface virtual (conhecida como nuvem) do WhatsApp, garantindo mais velocidade e estabilidade nas interações dos usuários com a ferramenta. Com isso, poderemos assegurar uma melhoria significativa na resposta do serviço no atendimento inicial à população”, afirmou Ribeiro.

Lançado em setembro de 2022, o Sistema Pronto! foi criado com um objetivo bem definido: tornar o acesso dos usuários aos serviços do SUS de forma mais rápida e eficaz. Implementado por etapas, o acesso via WhatsApp logo ganhou a adesão dos maceioenses e hoje reúne 77 unidades de saúde da rede municipal e mais de 100 prestadores de serviço contratualizados, gerando mais de 2.200 interações diárias.

O acesso ao serviço pode ser feito através do escaneamento do QR Code impresso nos cartazes disponíveis nas Unidades de Saúde ou salvando o número (82) 3312-5492 no seu próprio celular. Ao entrar em contato, é preciso ter em mãos CPF, cartão do SUS, requisição médica com a solicitação de exame e/ou consulta e comprovante de residência. Com isso, é só seguir as instruções das mensagens eletrônicas do aplicativo.

Aqueles que não sabem lidar com o aplicativo ou possuem aparelhos sem acesso à internet podem contar com a ajuda dos agendadores nas unidades, também recebendo sua marcação em casa.