Política

Renan Filho monta equipe técnica para o Ministério dos Transportes e foge da pressão política

Renan montou uma equipe formada exclusivamente por técnicos ou ex-colaboradores de quando ele foi governador.

Por 7 segundos com CNN 14/03/2023 11h11
Renan Filho monta equipe técnica para o Ministério dos Transportes e foge da pressão política
Ministro Renan Filho - Foto: Divulgação

Com quase dois meses e meio de governo, o Ministério dos Transportes fechou nesta segunda-feira, dia 13 de março, a composição da cúpula da pasta. A ocupação dos cargos de segundo escalão, em toda a Esplanada dos Ministérios, tem gerado negociações intensas nos bastidores.

No caso dos transportes, o ministro Renan Filho conseguiu driblar pressões políticas e montou uma equipe formada exclusivamente por técnicos.

Ex-secretário estadual da Fazenda, o economista George Santoro assumirá a secretaria-executiva do ministério. Outro homem de confiança de Renan Filho foi escolhido para a Secretaria Nacional de Trânsito. É Adrualdo Catão, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, que atuou como diretor do Detran de Alagoas.

Na semana passada, o ministério havia anunciado a engenheira Viviane Esse como secretária de Transportes Rodoviários. Servidora pública de carreira, ela foi superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e subchefe-substituta da Casa Civil da Presidência da República.

O economista Leonardo Ribeiro, mestre em economia e especialista em orçamento público, já havia sido nomeado em fevereiro como secretário de Transportes Ferroviários. Ele é analista legislativo e participou diretamente da formulação do marco legal de ferrovias, aprovado em 2021. A nova lei permite à iniciativa privada projetar, construir e operar ferrovias pelo regime de autorização federal.