Maceió moderniza iluminação pública de corredores de transportes
Com ruas e avenidas melhor iluminadas, maceioense ganha em segurança

Em Maceió, uma determinação do prefeito JHC tem tornado o retorno de trabalhadores e de estudantes para casa mais seguro durante as noites. Isso porque a gestão começou a requalificação da iluminação pública, com a substituição de luminárias antigas pelas de LED (Diodo Emissor de Luz), isto é, luminárias de maior potencial de luminosidade, mais econômicas e sustentáveis.
A substituição das luminárias convencionais para as que contam com a tecnologia de LED tem feito muita diferença, como conta a comerciária Maria Malta, moradora do bairro Murilópolis. "Antes, eu descia do ônibus e corria para chegar logo em casa com medo de assaltos. Mas agora que chegou essa nova iluminação não preciso mais correr, a rua está mais movimentada e não me sinto mais vulnerável", expôs dona Maria.
No Murilópolis, a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) substituiu todas as lâmpadas em postes do corredor de transportes. No total, foram 74 luminárias de 150 W, com suporte de postes adequados à nova iluminação. A extensão da obra é de 1,1 km.
A iluminação da Avenida Tomás Espíndola, que faz ligação com a Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, também recebeu um upgrade. Por lá, a Sima implantou 39 luminárias de 220 W. Para o motorista Messias Silva, a mudança ajuda no exercício da atividade. "O principal é que a gente consegue dirigir com mais segurança", frisou o trabalhador.
"Estamos empenhados em deixar Maceió com uma iluminação mais iluminada e potente, o que certamente é um atrativo para que o cidadão se permita o uso de áreas públicas ao anoitecer, como ficar conversando na porta ou sair para praticar exercícios”, explica Camila Porciúncula, superintendente municipal de Iluminação Pública.
Ela reforça que a determinação do prefeito JHC é de que o ponto de partida dessa requalificação da iluminação em Maceió seja os corredores de transportes de toda a cidade, que são espaços obrigatoriamente utilizados por todos.
Como adiantado pela superintendente, corredores de transportes de várias partes de Maceió já contam com iluminação em LED, a exemplo da principal do Conjunto Medeiros Neto, no bairro Santa Amélia e da Avenida Capitão Marinho Falcão, no Poço, a principal do Conjunto Santo Eduardo.
“Vocês não sabem o quanto isso muda a vida da comunidade. É sem dúvida uma vitória para a gente”, disse o professor Alexandre Avelino, que é morador do Conjunto Medeiros Neto.
"Já fizemos também a Avenida Fernandes Lima, nosso principal corredor de transportes, a Avenida Senador Rui Palmeira, a principal do Vergel do Lago, e seguimos avançando com as obras de iluminação na orla marítima, seguindo a determinação do prefeito que é de levar iluminação para todos com prioridade para quem mais precisa", acrescentou a superintendente.
Todas as obras são custeadas com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, oriundos da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
