Eleitorado feminino se mantém maioria há quatro pleitos em Alagoas
Desde as eleições de 2016, as mulheres representam 53% da população votante
Ao longo dos quatro últimos pleitos (2016, 2018, 2020 e 2022), as mulheres se mantiveram como maioria no eleitorado alagoano, com uma representação constante de 53% em cada eleição. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram divulgados nesta segunda-feira (20).
Em números atuais, são mais de 1,1 milhão de mulheres que votam no estado. No entanto, este número não reflete a representatividade feminina nas esferas municipais e estaduais. Isso porque apenas 21% das prefeituras alagoanas são comandadas por mulheres; 15,9% são vereadoras; e 22% são deputadas estaduais.
O cenário nacional não se difere do que é evidenciado em Alagoas. Só 18% das 81 cadeiras no Senado são ocupadas por mulheres, enquanto na Câmara, apesar de mais vagas, esse número cai para 17% dos 513 cargos. Os dados municipais são referentes a 2020, enquanto os nacionais e estaduais são de 2022.
Entretanto, o tamanho da presença feminina já é inferior desde as campanhas eleitorais no estado, com apenas um terço dos candidatos (33%) sendo mulheres. Destas, em média, só 16% são eleitas. E quando os números de reeleição são analisados, essa quantidade cai para 11,2%.
Últimas notícias
Ovelha é flagrada correndo entre os carros no túnel de Taguatinga
Grávida, esposa se pronuncia após Pedro expor traição 6 vezes no BBB
Daqui pro Mundo é lançado com 150 vagas para intercâmbio na Inglaterra e bolsa de R$ 3,6 mil
Professores de Alagoas terão imersão 24h e curso de inglês avançado na Inglaterra
Motociclista sofre fratura no fêmur após colisão com carro no Tabuleiro do Martins
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
